Atraso na atualização do TR-3 resultará em menos F-35 em 2023. – A Lockheed Martin pode não conseguir entregar todos os F-35 programados para este ano, devido a atrasos envolvendo as próximas atualizações de hardware e software conhecidas como Technology Refresh 3 (TR-3).
O presidente-executivo da Lockheed, Jim Taiclet, e o diretor financeiro, Jay Malave, disseram em uma teleconferência com investidores na terça-feira – 18/04 que a empresa agora espera que as entregas do F-35 sejam menores do que o previsto originalmente devido a problemas de amadurecimento de software com o TR-3. A Lockheed Martin disse em dezembro de 2022 que esperava entregar entre 147 e 153 F-35 este ano, número similar para 2024.
Malave disse que a empresa “refinará o impacto” ao longo do ano, mas Taiclet minimizou a magnitude da queda nas entregas, dizendo que seria uma “fração” do total de entregas de 2023. Taiclet também disse que a empresa espera que o possível atraso na entrega tenha “pouco ou nenhum” efeito nas receitas ou lucros aeronáuticos da empresa para 2023.
TR-3 é o nome de uma enorme lista de atualizações de hardware e software para o F-35 que se destina a dar ao jato melhor capacidade de memória computacional e poder de processamento. A atualização é necessária antes que o F-35 possa receber uma modernização mais ampla conhecida como bloco 4, que incluirá novos sensores, a capacidade de transportar mais armas de precisão de longo alcance, melhor fusão de dados e recursos atualizados de guerra eletrônica.
Mas o TR-3 está atrasado. O Tenente-General Michael Schmidt, diretor-executivo do programa do F-35, disse aos legisladores em 29 de março que a atualização agora deve chegar entre dezembro de 2023 e abril de 2024 – um ano depois da data prevista original de abril. 2023.
Na teleconferência de resultados de terça-feira, Taiclet reconheceu os atrasos, mas disse que a Lockheed está “no final da implementação total desta atualização tecnológica 3”. Taiclet disse que os testes de voo do F-35 habilitado para TR-3, que começaram em janeiro, podem ser encerrados em algum momento entre outubro e dezembro de 2023. A Lockheed também terá que revisar os resultados dos testes, trabalhar com o governo para garantir que todas as partes estejam prontas para começar a implementar o TR-3 e começar a incorporar as novas cargas de software no sistema de produção do F-35, disse ele.
Mas unir os vários componentes que compõem o TR-3 é uma “tarefa bastante complexa e de ponta para a indústria aeroespacial realizar”, disse Taiclet. “Quando você vê os problemas dos atuais F-35, o porquê eles não voaram, geralmente não é um problema do TR-3, é um problema do avião antigo”, disse Schmidt. “Estamos tentando aumentar nossa capacidade de teste de voo”.
Schmidt disse que a Força Aérea realizou 25 testes de voo com caças habilitados para TR-3 até o final de março. A Lockheed registrou vendas de cerca de US$ 15 bilhões e lucros de cerca de US$ 1,7 bilhão no primeiro trimestre de 2023. As vendas trimestrais de aeronáutica da Lockheed de US$ 6,4 bilhões e as vendas de mísseis e controle de fogo de quase US$ 2,5 bilhões foram ligeiramente maiores do que no primeiro trimestre de 2022, quando essas divisões registraram vendas de quase US$ 6,3 bilhões e US$ 2,4 bilhões, respectivamente.
Taiclet apontou para o orçamento proposto pelos militares dos EUA para 2024, que solicitou fundos para comprar 83 F-35s para a Força Aérea, Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais, e o anúncio de janeiro do Canadá de que compraria 88 F-35As para substituir seus CF-18s aposentados, como um sinal de que a demanda pelo caça continua forte internacionalmente.
@CAS