Força Aérea do Chile busca substituto para seus UH-1H Huey. A Força Aérea do Chile (FACh) iniciou o processo para a aquisição de 14 helicópteros leves com o objetivo de substituir sua envelhecida frota de Bell UH-1H Huey. Recentemente o Comando da FACh emitiu um pedido de informações (RFI) para potenciais fornecedores das aeronaves.
Citando uma fonte militar da FACh, o portal Defense News informou que a aquisição do novo helicóptero é urgente, e que o processo de seleção e compra deverá ser concluído ainda no segundo semestre deste ano de 2023. Com a urgência em concluir a seleção, não está descarta a aquisição de aeronaves de segunda mão.
Com um custo operacional cada vez maior, e uma disponibilidade operacional cada vez menor, apenas metade da frota de UH-1H estaria em condições operacionais. A informação é da fonte militar, que falou sob anonimato porque não está autorizado a falar esses detalhes com a imprensa.
A RFI observa que os novos helicópteros devem oferecer as mesmas capacidades dos UH-1H. Outros requisitos incluem uma cabine no conceito “glass cockpit” e iluminação interna compatível com óculos de visão noturna (NVG), além de equipamentos auxiliares como gancho de carga externa, um guincho com capacidade de carga de até 200 kg e esquis preparados para pousos na neve.
Atualmente, o Grupo de Aviación Nº9 da FACh opera cerca de dez Huey, utilizados nos mais variados tipos de missões, desde treinamento tático de novos pilotos, transporte, ligação, até suporte à emergências civis, incluindo combate a incêndios florestais. A frota da Unidade é complementada com outros modelos de helicópteros, como Bell 412 e Sikorsky S-70 Black Hawk.
@FFO