IAI Industries irá converter Boeing 777 em cargueiros na Coreia do Sul. A Israel Aerospace Industries (IAI) assinou um acordo com as empresas sul-coreanas Sharp Technics K (Sharp) e Incheon International Airport Corporation, para estabelecer uma instalação para conversão de Boeing 777-300ER de passageiros para cargueiros, chamada de “Big Twin”. A cerimônia de assinatura ocorreu ocorreu em 17 de abril, no Aeroporto Internacional de Incheon, Coreia do Sul. A previsão é que as conversões dos B777-300ER iniciem a partir de 2024.
Recentemente a IAI realizou com sucesso o voo de testes do primeiro B777-300 convertido de passageiros em cargueiro no mundo, designado como Boeing 777-300ERSF “Big Twin”. Paralelamente, a empresa realiza o processo de certificação da aeronave junto às autoridades, o que está previsto para ser concluído ainda neste ano.
“A cerimônia desta assinatura reflete nossas estreitas parcerias tecnológicas e colaboração comercial com a República da Coreia. ROK e IAI são parceiros naturais, compartilhando valores e uma visão brilhante de inovação tecnológica mútua. Temos o prazer de promover parcerias locais e trabalhar juntos no desenvolvimento de soluções avançadas para as necessidades presentes e futuras. A IAI oferece uma ampla variedade de soluções de defesa e avanços tecnológicos para a região e para o República da Coreia”, disse Boaz Levy, Presidente e CEO da IAI.
“A assinatura do acordo com a Sharp e o Aeroporto Internacional de Incheon representa uma continuação direta dos muitos acordos de colaboração já existentes entre a IAI e as empresas sul-coreanas e reforça a confiança no país e a capacidade de estabelecer uma instalação de conversão dentro do cronograma exigido, enquanto treina o pessoal. A IAI é líder mundial na área de conversões de aeronaves de fuselagem larga de passageiros em cargueiros, com várias linhas em Israel e no mundo. Estou ansioso para expandir nossa cooperação estratégica com empresas coreanas e com o governo sul-coreano”, disse Shmuel Kuzi, Vice-Presidente Executivo e Gerente Geral do Grupo IAI.
Para suprir a alta demanda do mercado mundial de cargas, as empresas especializadas estão abrindo novos centros de conversão de aeronaves de passageiros para carga (P2F: Pax-To-Freighter). Aviões de fuselagem larga (widebody), com alta capacidade de carga e grande autonomia, como o 777 que pode transportar até 100 toneladas, são as mais apreciadas pelas empresas cargueiras.
Segundo analistas, essa combinação, aliada a significativa economia de combustível do “Big Twin”, fará dela uma das aeronaves cargueiras mais populares do mundo, ao lado das famílias de aeronaves convertidas pela IAI, que hoje inclui o Boeing 747, 767, 737NG e 737 Classic.
Fonte: IAI Industries
@FFO