Grécia adquire mísseis israelenses Rafael SPIKE. A Grécia adquiriu um lote de mísseis israelenses SPIKE, em um contrato estimado em aproximadamente €370 milhões. O acordo foi assinado entre o Diretor Geral do Ministério da Defesa de Israel, Maj. Gen. (Res.) Eyal Zamir e o Diretor Geral de Investimentos e Armamentos de Defesa da Grécia, Vice-Almirante (rtd) Aristeidis Alexopulos.
O acordo GTG (Governo-Para-Governo), assinado pela Grécia, envolve a aquisição de mísseis SPIKE, fabricados pela israelense Rafael Advanced Defense Systems, nas versões lançadas por navios, aeronaves e bases terrestres.
“Nos congratulamos com o acordo fechado com o Ministério da Defesa da Grécia e agradecemos ao Ministério da Defesa de Israel por promover a cooperação entre os dois países, particularmente neste acordo. Os mísseis SPIKE fortalecerão as capacidades operacionais das forças armadas gregas, e esperamos uma maior expansão por meio de colaborações estratégicas em um futuro próximo”, disse o Gen. (Res.) Yoav Har-Even, CEO e Presidente da Rafael.
“Este projeto se junta a uma série de acordos entre o Estado de Israel e a República Helênica e enfatiza ainda mais a forte parceria entre nossos países e nossa defesa, bem como nosso compromisso mútuo em garantir a estabilidade regional. Nossas indústrias de defesa e nossas capacidades tecnológicas permitem ao Estado de Israel obter conquistas econômicas e políticas positivas”, disse Yoav Gallant, Ministro da Defesa de Israel.
“Este acordo com o Ministério da Defesa Nacional da Grécia é mais uma expressão da parceria estratégica entre Israel e a Grécia. Faz parte de uma série de acordos no valor de bilhões de shekels que assinamos nos últimos dois anos, incluindo a recente atualização das capacidades do Centro de Treinamento de Pilotos da Força Aérea Grega”, disse o Maj. General (Res.) Eyal Zamir, Diretor Geral do Ministério da Defesa de Israel.
Os mísseis SPIKE são guiados por modernos e precisos sistemas eletro-ópticos de alta tecnologia, podendo ser lançados de plataformas terrestres, aéreas e marítimas. Cerca de 40 países em todo o mundo usam os mísseis SPIKE, incluindo 19 países da União européia e aliados da OTAN. Mais de 34.000 mísseis da família SPIKE já foram entregues para vários países, sendo que aproximadamente 6.000 deles foram lançados em missões de treinamento e operações reais.
Fonte: Rafael
@FFO