LAAD 2023: Acordo entre Brasil e Benin possibilita negociação de produtos de defesa. O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, assinou, na quarta-feira (12), um acordo de cooperação com o Governo do Benin, para viabilizar a venda de produtos e serviços de defesa brasileiros. O encontro ocorreu durante a 13ª edição da LAAD Defence & Security, no Rio de Janeiro, onde o Ministro recebeu seu homólogo, Fortunet Alain Nouatin.
A partir do acordo, o Brasil passa a contar, formalmente, com mais uma parceria estratégica na costa ocidental africana, além de África do Sul, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Marrocos, Namíbia, Nigéria, São Tomé e Príncipe e Senegal. A iniciativa é uma oportunidade para abertura de negócios aos dois países e contribui para a ampliação do comércio internacional. O acordo também prevê a troca de experiência para instrutores militares; e a cooperação em assistência humanitária; entre outros.
Estiveram presentes, ainda, pelo Ministério da Defesa (MD) brasileiro, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Secretário-Geral do MD, Luiz Henrique Pochyly da Costa; e o Chefe de Assuntos Estratégicos, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.
Durante o dia, o Ministro José Mucio reuniu-se com representantes de diversos outros países, como Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Eslováquia, Estados Unidos, Itália e Uruguai. Durante os encontros, foram tratados temas como a exportação da aeronave KC-390, utilizada pela Força Aérea Brasileira, e do blindado Guarani, em uso pelo Exército; e o intercâmbio em exercícios militares; entre outros.
Compareceram às reuniões bilaterais o Secretário-Adjunto do Exército para Aquisições, Logística e Tecnologia da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Bush; o Chefe do Estado-Maior do Exército da Argélia, Chanegriha Said; o Ministro da Defesa da Eslováquia, Jaroslav Nad; o Ministro da Defesa do Uruguai, Javier García; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da Arábia Saudita, Fayyad bin Hamed Al-Ruwaili; o Vice-Ministro da Defesa da Itália, Matteo Perego Di Cremnago; e o Ministro da Defesa da Argentina, Jorge Enrique Taiana.
Fonte: Ministério da Defesa
@FFO