Saab recebe dois contratos para os Gripen C/D da SwAF. A Administração Sueca de Material de Defesa ou Swedish Defence Materiel Administration (FMV) concedeu à Saab um contrato para desenvolver e testar serviços de manutenção para as aeronaves JAS 39C/D Gripen da Força Aérea Sueca (Sweden Air Force – SwAF), bem como estudos sobre a coexistência do Gripen C/D e do Gripen E nas frotas.
O contrato está avaliado em 308 milhões de coroas suecas e visa aumentar ainda mais a capacidade operacional dos JAS 39C/D Gripen, para que eles continuem sendo um componente vital da frota da Força Aérea Sueca nos próximos anos.
O pedido inclui computadores aviônicos e estudos sobre a coexistência efetiva na frota da SwAF dos Gripen C/D e do novo Gripen E. Isto é, como os dois caças poderão operar de forma conjunta em termos de manutenção, suprimento e compartilhar sistemas operacionais.
Além do pedido inicial, a Saab também recebeu um contrato adicional com um valor total de aproximadamente 220 milhões de coroas suecas, com entrega prevista para 2023. O serviço envolve a integração do designador LDP15 (Laser Guided Pod) nos Gripen C/D, juntamente com sistemas de suporte e equipamentos de manutenção relacionados. Ambos os contratos já começaram e estão sendo executadas nas instalações da Saab em Linköping e Arboga.
@CAS