Mais dois F-39E da FAB a caminho do Brasil. Está no porto de Norrköping, Suécia, o navio que deverá transportar para o Brasil mais dois caças Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB). A operação ainda não foi oficialmente confirmada pela fábrica sueca e FAB.
Conforme as informações que circulam nas redes sociais, o navio de bandeira holandesa “MV MITIQ” teria sido contratado para realizar a operação de transporte, cujo destino será o porto de Navegantes, em Santa Catarina. Este foi o local de chegada no Brasil de todos os outros cinco F-39E que atualmente estão no país.
Espera-se que nas próximas horas o MV MITIQ deixe a Suécia rumo ao sul do Brasil, em uma viagem de aproximadamente três semanas. Se tudo correr conforme a expectativa, a embarcação deverá atracar em Navegantes nos primeiros dias do mês de maio.
Conforme noticiamos anteriormente, o primeiro F-39E entregue pela Saab (FAB 4100), chegou ao Brasil em setembro de 2020. Atualmente essa aeronave serve como plataforma de ensaios e testes em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Na sequência chegaram ao país mais dois caças (FAB 4101 e 4102), que foram desembarcados em Navegantes em abril de 2022. Finalmente, os último dois F-39E (FAB 4103 e 4104), foram entregues à FAB no final do ano passado. Todos os quatro estão em operação no 1ª Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. (Vide tabela abaixo).
A FAB e a Saab chegaram a estudar a alteração dessa logística de transporte, fazendo o desembarque dos Gripen através do Porto Fluvial Brucutu, localizado próximo à Base Aérea de Belém (PA). Aparentemente essa questão foi descartada, e os dois novos F-39E (possivelmente matriculados FAB 4105 e 4106), passarão pelo porto catarinense (veja detalhes aqui).
Além disso, cabe ressaltar que pelo acordo, esses serão os últimos caças entregues montados pela Saab. As demais unidades serão transportadas em forma de “kits” e serão montadas na unidade da Saab/Embraer em Gavião Peixoto (SP). Recentemente a Saab enviou o primeiro kit, contendo as asas, seções da fuselagem e equipamentos, para montagem final no Brasil.
Originalmente, o acordo assinado entre a Saab e a FAB em 2013, envolvia a aquisição de 36 caças, sendo 28 F-39E (monoplace) e 08 F-39F (biplace). Em abril de 2022 foi anunciado um aditivo para a aquisição de mais quatro F-39E. Está em estudo pelo governo brasileiro a aquisição de um segundo lote, envolvendo mais 30 unidades.
@FFO