FAB participa da 13ª edição da LAAD. A Força Aérea Brasileira (FAB) participa, até o dia 14/04, da 13ª edição da LAAD Defense & Security, a maior feira de defesa e segurança da América Latina, que está sendo realizada no Rio de Janeiro (RJ) e conta com o apoio institucional do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
A abertura oficial do evento, ocorreu nesta terça-feira (11/04) e contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do Comandante da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, e demais autoridades militares e civis.
Ao presidir a solenidade, o Ministro da Defesa destacou que a LAAD tem grande potencial de fomento à indústria brasileira, o que faz com que todos os participantes tenham oportunidades de fechar parcerias. “A demonstração da valorização da base industrial brasileira e o estímulo à segurança e à defesa resultam na sinergia que envolve o Governo e a indústria, levando ao sucesso para o avanço tecnológico da Base Industrial de Defesa, que gera empregos, com reflexo em outros campos de atuação”, discursou.
O Comandante da Força Aérea, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno esteve presente no estande da FAB e, no primeiro dia da feira, reuniu-se com autoridades da Coreia do Sul, do Chile, da África do Sul e também do Panamá. Tendo ainda recebido da empresa Helibrás uma maquete da aeronave TH-X, os novos helicópteros de treinamento da FAB.
“O fato do Brasil sediar a LAAD me faz lembrar o início da minha carreira em que desejava poder participar de feiras de Segurança e defesa internacionais. A LAAD mostra todo o poder de segurança, no nosso caso, a aérea, que possuímos. Encontros como os que irão ocorrer durante todos esses dias, são essenciais não apenas para nos atualizarmos sobre o mercado, mas para fechar parcerias em prol da segurança brasileira”, explica.
LAAD Defense & Security
A maior feira de defesa e segurança da América Latina ocorre de 11 a 14 de abril. Neste ano de 2023, a programação da LAAD inclui exposições sobre segurança, congressos e seminários com informações e novidades do setor. Além disso, durante os quatro dias, serão realizados encontros bilaterais, painéis sobre o trabalho com a Base Industrial de Defesa (BID) e um simpósio de Logística Militar.
A feira reúne 310 expositores e 192 delegações nacionais e internacionais com foco na promoção da Base Industrial de Defesa Nacional, no incremento da autonomia tecnológica e produtiva do país, e no desenvolvimento de tecnologias duais, que também beneficiam a sociedade civil. A expectativa é de 45 mil visitantes.
Na ocasião, serão promovidos encontros bilaterais com autoridades de diferentes nações, para estabelecer oportunidade de negócios, parcerias e acordos de cooperação para o desenvolvimento do setor.
Fonte: FAB
@FFO