Alemanha aprova que Polônia repasse cinco MiG-29 para Ucrânia. O governo da Alemanha concedeu à Polônia a permissão para transferir cinco jatos MiG-29 Fulcrum para a Ucrânia. Essas aeronaves anteriormente pertenciam à antiga frota da Alemanha Oriental comunista.
A informação foi divulgada pelo jornal alemão Spiegel, que disse que “o governo federal aprovou o pedido da Polônia para exportar caças MiG-29 dos estoques da RDA para a Ucrânia.”
Originalmente esses aviões compunham a frota de 24 MiG-29 operados pelo antigo Exército Popular Nacional da República Democrática da Alemanha (RDA), extinto em 1990, com a reunificação da Alemanha.
Com isso, a maioria desses jatos de origem soviética, foram adquiridos pela Polônia sob um acordo firmado entre Berlim e Varsóvia. O contrato assinado em 2003, continha uma cláusula de uso final, a qual previa que qualquer tentativa de repassar os 23 Fulcrums para um terceiro país, exigiria o aval oficial do governo alemão.
No início deste mês de abril, o presidente polonês, Andrzej Duda, recebeu em Varsóvia o seu colega ucraniano Volodymyr Zelenskyy. Na ocasião, Duda anunciou a intenção do seu país de repassar mais alguns MiG-29 da Força Aérea Polonesa à Força Aérea Ucraniana. Duda disse que seu país já havia entregue oito caças MiG-29 para a Ucrânia, e afirmou que outros jatos estariam sendo preparados para entrega.
O conselheiro de segurança da presidência da Polônia, Jacek Swiera, disse no final de março que a Força Aérea do seu país tinha cerca de uma dúzia de MiG-29, sendo alguns desses comprados da Alemanha Oriental.
@FFO