Sikorsky comemora 100 anos e homenageia Forças Armadas do Brasil na LAAD 2023. A Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin, comemorou hoje seu 100º aniversário ao lado de parceiros de defesa e indústria na feira bienal Latin America Aerospace and Defense and Security (LAAD). Os executivos da empresa destacaram a parceria de longa data com as forças armadas do Brasil e homenagearam suas realizações e contribuições contínuas.
“O ano de 2023 é significativo para a Sikorsky, pois comemoramos nosso 100º aniversário”, disse Adam Schierholz, executivo regional da Sikorsky América Latina. “Nosso fundador, Igor Sikorsky, imaginou o helicóptero se tornando uma ferramenta poderosa para salvar vidas e realizar missões nas condições mais difíceis e complexas. As missões dos nossos clientes – especialmente aqui no Brasil e em toda a América Latina – são uma prova dessa visão e nos motivam a continuar inovando e melhorando nossas aeronaves e como as construímos.”
O executivo da empresa destacou o relacionamento de quase 70 anos da Sikorsky com o Brasil, que remonta a 1958, quando a Força Aérea Brasileira adquiriu quatro helicópteros H-19D Chickasaw designados para o 2º/10º Grupo de Aviação “Esquadrão Pelicano” para operações de busca e salvamento (SAR). A partir daí, o relacionamento da Sikorsky com o Brasil se desenvolveu. Em 1972, após um incêndio que consumiu um prédio de 26 andares em São Paulo, Igor Sikorsky escreveu sua última correspondência elogiando a operação de resgate que envolveu 20 helicópteros salvando a vida de 400 pessoas, confirmando sua visão do helicóptero como um “veículo excepcional para a maior variedade de missões de salvamento.” Esse vínculo continua até hoje com a frota de UH-60L/M Black Hawks do Exército e da Força Aérea Brasileira e a operação de S-70B Seahawks da Marinha.
“A família de aeronaves multimissão Hawk fornece às Forças Armadas brasileiras capacidades críticas que continuarão a apoiar sua prontidão, interoperabilidade e segurança nas próximas décadas”, disse Schierholz. “Continuaremos a fornecer aos nossos operadores o suporte e a vantagem competitiva de que precisam para se manter à frente dos desafios de segurança do século XXI .”
Durante a cerimônia de reconhecimento, Schierholz e Felipe Benvegnu, Diretor Global de Aftermarket da Sikorsky, entregaram placas aos representantes do Exército, Força Aérea e Marinha do Brasil para homenagear as conquistas aéreas de cada serviço ao operar aeronaves Sikorsky, incluindo:
A Aviação do Exército do Brasil recebeu reconhecimento pelos 25 anos de operações Black Hawk;
A Força Aérea foi elogiada por alcançar sua 50.000ª hora de vôo com sua frota UH-60L; e
A Marinha foi reconhecida por atingir a marca de 10.000 horas de voo com sua frota S-70B Seahawk.
“Todas essas aeronaves têm sido uma parte importante das missões de busca, resgate e socorro, incluindo as recentes operações humanitárias de apoio ao povo Yanomami em janeiro”, disse Benvegnu. “Estamos absolutamente honrados em apoiar o corajoso trabalho do Exército, Aeronáutica e Marinha do Brasil, e estamos emocionados por estar aqui na LAAD para marcar esta ocasião ao lado de tão ilustres operadores.”
A Sikorsky continua a expandir seus negócios na América Latina. Para garantir as mais altas taxas de prontidão de mais de 300 helicópteros em campo, a empresa estabeleceu capacidade de reparo e estoque de peças de pás de rotores S-92 e S-76 no Brasil para atender à indústria de petróleo offshore; e na Colômbia, instalações de operações de treinamento, manutenção e reparo de voo para dar suporte às aeronaves Black Hawk da região.
“Estamos comprometidos em apoiar todos os operadores do H-60 e S-70 e esperamos manter parcerias duradouras no programa Hawk nos próximos anos”, acrescentou Dina Halvorsen, diretora do programa, Black Hawk Sustainment na Sikorsky. “Continua sendo nossa principal prioridade atender aos requisitos do cliente e atender às necessidades das unidades operacionais atuais e futuras. Com versatilidade inigualável e interoperabilidade global, as aeronaves Hawk continuam avançando em operações combinadas e conjuntas em todos os domínios.”
Fonte: Sikorsky
@FFO