Saab e Embraer anunciam MoU na LAAD 2023. A Saab e a Embraer assinaram hoje – 11/04, um Memorando de Entendimento (MoU – Memorandum of Understanding) visando fortalecer a colaboração entre as empresas em diversas áreas, especialmente no desenvolvimento de novos negócios na área de engenharia. O anúncio aconteceu durante a LAAD, a principal feira de defesa e segurança da América Latina.
As empresas irão trabalhar em parceria para posicionar o C-390 Millennium como a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia, além de avaliar a integração dos equipamentos e sistemas da Saab na aeronave multimissão C-390.
As empresas também irão buscar novas oportunidades de negócio, incluindo potenciais clientes do Gripen no Brasil e na América Latina, considerando o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN), o Centro de Ensaios em voo do Gripen (Gripen Flight Test Center – GFTC) e a linha de montagem final da aeronave na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Desta forma, a Embraer e a Saab irão colaborar para ampliar a participação da Embraer em contratos futuros do Gripen.
O entendimento ainda diz que as empresas desenvolverão estudos técnicos para futuros caças, fortalecendo a transferência de tecnologia realizada pela Saab para a Base Industrial de Defesa do Brasil, no âmbito do programa Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). Este trabalho pode apoiar o crescimento do Gripen E até 2060 e outras necessidades futuras dos caças, na medida em que surgirem.
“Nossas empresas têm trabalhado juntas para oferecer ao Brasil uma capacidade excepcional que vai durar décadas. Este Memorando de Entendimento é um passo importante e gratificante para o crescimento dessa cooperação em novas áreas. A parceria entre a Saab e a Embraer ultrapassa as fronteiras do Brasil e fortalece também as nossas conquistas de hoje”, disse o Presidente e CEO da Saab, Micael Johansson.
“Saab e Embraer são líderes mundiais no segmento aeroespacial, reconhecidas pela excelência de sua engenharia e seus produtos. Vejo este Memorando de Entendimento de maneira muito otimista. Estou certo de que as duas empresas irão expandir ainda mais seus negócios em vários mercados ao redor do mundo trabalhando de maneira conjunta”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.
Gripen
O Gripen E/F é uma aeronave de combate multimissão projetado para derrotar qualquer adversário. Feito para as forças aéreas que pensam no futuro, o Gripen incorpora tecnologias de ponta, os mais recentes sistemas, sensores, armas e pods para garantir vantagem no combate, proporcionando superioridade aérea em ambientes em disputa. O Gripen redefine as regras do jogo.
Em 2014, a Saab e o Governo Brasileiro assinaram o contrato para fornecer à Força Aérea Brasileira 36 caças Gripen, que inclui não apenas a aeronave, mas também apoio logístico, armas, sistemas de apoio, simuladores, treinamento e desenvolvimento. O programa Gripen representa a mais extensa transferência de tecnologia já realizada pela Saab e impulsiona o desenvolvimento da Indústria de Defesa do Brasil por meio de empresas locais, tendo a Embraer como seu principal parceiro estratégico no país.
C-390 Millennium
O C-390 Millennium é a mais moderna aeronave de transporte tático militar da nova geração. Sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade operacional com baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 Millennium pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de carga militar de médio porte e voar mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e queda de carga e tropas, evacuação médica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).
Em sua versão de reabastecimento, a aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo, assim como uma aeronave que recebe combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas instaladas sob as asas, sendo a única aeronave do mundo no segmento a realizar tal operação. Recentemente, a aeronave recebeu o Certificado de Tipo Final, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC), confirmando que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave pode executar com sucesso todas as missões para as quais foi projetada.
@CAS