AEL Sistemas e Diehl Denfese firmam parceria na LAAD 2023. A empresa alemã Diehl Defense e a brasileira AEL Sistemas, assinaram um importante acordo hoje, 11/04 na LAAD, a maior e mais importante Feira Latino-Americana de Defesa e Segurança, que acontece no Riocentro, no Rio de Janeiro, Brasil, de 11 a 14 de abril deste ano.
O acordo foi anunciado por Roland Greiner, representante da empresa Diehl Defence Holding no Brasil, e pelo Presidente da AEL Sistemas, Gal Lazar, em cerimônia no estande da Diehl.
No acordo, a Diehl Defense e a AEL Sitemas – empresas que mantêm uma longa parceria de longa dataem particular no campo de defesa aérea terrestre (GBAD – Ground-Based Air Defence) com os sistemas IRIS-T SLS, SLM e SLX, vão trabalhar juntas para fornecer uma solução às Forças Armadas Brasileiras – não só com o melhor hardware do mercado, mas também, com apoio logístico integrado direto no Brasil e com a participação da indústria brasileira.
O principal foco é oferecer uma solução moderna para o projeto do Sistema de Artilharia Antiaérea de Média Altura/Médio Alcance das Forças Armadas Brasileiras, capitaneado pelo Exército Brasileiro. O Sistema de Artilharia Antiaérea de Média Altura/Médio Alcance é um projeto conjunto das Forças Armadas para de obtenção de meios para garantir a defesa antiaérea integrada.
A solução apresentada foi o sistema de defesa aérea IRIS-T, com datalink e rádio definido por software da AEL. Este sistema é composto pelas viaturas radar multifuncional, pelo centro de operações táticas e lançadoras dos mísseis IRIS-T SLM (médio alcance) e SLS (curto alcance). O IRIS-T será usado também nos Saab F-39E/F Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), facilitando assim a logística e a manutenção.
Na LAAD, a Diehl Defense exibirá produtos como o comprovado sistema de defesa aérea terrestre GBAD Systems IRIS-T SLX (longo alcance), IRIS-T SLM (médio alcance) e IRIS-T SLS (curto alcance). O sistema é composto pelo componente lançador de mísseis; pelo radar multifuncional e o TOC (centro de operações táticas). O sistema modular, atualmente em operação em uma área de conflito europeu, oferece proteção de 360° a alvos de alto valor estratégico e a outras infraestruturas críticas.
Já a AEL Sistemas, empresa radicada em Porto Alegre que recentemente completou 40 anos de excelentes serviços delicados a indústria de defesa, é conhecida como a cada da aviônica brasileira. Na LAAD a empresa mais uma vez irá mostrar seu portfólio composto por aviônicos de última geração, que equipam diversas aeronaves, como o F-5EM, A-1M, A-4M, C/P-95M e, claro, o F-39 Gripen, o qual a empresa fornece o painel WAD (Wide Area Display), HUD e MHD.
Além destes, o novo sistema de enlace de dados Link BR2, rádios definidos por software e a modernização dos VBTP–MR Guarani (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas – Guarani) do Exército Brasileiro são destaque.
@CAS