O Mistério da Defesa da Rússia informou que hoje, 11 de julho de 2020, que interceptou próximo a seu espaço aéreo uma aeronave de reconhecimento da USAF. O controle do espaço aéreo russo detectou um alvo desconhecido em águas internacionais rumo à fronteira da Federação Russa e acionou a defesa aérea. Caças de alerta das unidades de Su-35S e Mig-31BM da Força Aérea Rússia interceptaram a aeronave sobre o Mar do Japão, passando a escoltar a mesma a uma distância segura, de acordo com as regras internacionais de policiamento do espaço aéreo. Após o alvo fazer uma curva de reversão e afastar-se da fronteira da Federação Russa, provavelmente regressando ao Japão, os caças russos retornaram a suas bases.
No vídeo é possível ver o Boeing RC-135U Combat Sent da USAF, matrícula AF 64-14849 (c/n 18749) do 45th Reconnaissance Squadron, que é vinculado a 55th Wing, sediada na Offutt AFB. Este é um dos dois únicos RC-135U em serviço na USAF. O outro é o AF 64-14847 (c/n 18787).
O número de interceptações de aeronaves americanas de inteligência, reconhecimento, ELINT e de patrulha naval no Mar do Japão, Mar Negro e Mar Báltico tem crescido e, só este ano, mais de 30 “encontros” entre russos e americanos foram contabilizados.