Motor de F-16 da USAF “trava” em voo no Japão. Um motor de um caça F-16C da USAF perdeu potência ao travar durante um voo em elemento (dois aviões), forçando os dois caças a realizar um pouso de emergência no Japão. O incidente foi relatado pela mídia japonesa, citando fontes da USAF. Ninguém ficou ferido, mas acendeu mais um alerta em relação a problemas com motores na USAF.
O incidente aconteceu no dia 8 de abril com dois Lockheed Martin F-16C do 35th Fighter Wing (35th FW), sediado na Base Aérea de Misawa (RJSM) – Japão. Os dois F-16 estavam a 60 quilômetros ao sul da ilha japonesa de Miyako, quando o motor de um deles começou a apresentar problemas. Os dois caças foram obrigados a fazer um pouso de emergência no aeroporto Miyako Shimojishima, na prefeitura japonesa de Okinawa. O pouso acionou o sistema de emergência do aeroporto, mas não interditou o aeródromo e nem prejudicou os voos comerciais.
O relatório da USAF descreveu o incidente como “unidade de energia danificada com motor travado” sem dar detalhes. A assessoria de imprensa da USAF na região disse mais tarde que os dois caças foram levados para um hangar de manutenção no aeroporto, onde o F-16 danificado foi verificado pela manutenção de Misawa, vinculada ao 35th FW.
Embora os motores do F-16 e os do caça furtivo F-35 sejam diferentes, os incidentes com suas unidades de potência preocupam a USAF, que deve recomendar uma inspeção preventiva na frota de motores Pratt and Whitney F100-PW-200/220/229 dos F-16C/D ou General Electric F110-GE-100/129 dos F-16C. Se constado algo, isto poderá se estender a frota de F-15C/D/E, que usam o mesmo motor.
No final do ano passado – em 15 de dezembro (veja aqui), um acidente com um F-35 ainda na fábrica, fez o Pentágono suspender as entregas, só normalizadas em março, após a descoberta de um problema no motor F135.
@CAS