Canadá desloca CP-140 Aurora para o Japão. A Força Aérea Real do Canadá (RCAF) enviou para o Japão um destacamento de 40 militares e uma aeronave de patrulha marítima Lockheed CP-140 Aurora, como parte da Operação Neon. Trata-se de um esforço multinacional em apoio à implementação das sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) impostas contra a Coreia do Norte.
Por aproximadamente seis semanas, o contingente canadense permanecerá baseado no Japão, de onde realizará as missões CSNU como demonstração do compromisso do Canadá em promover a paz e fortalecer a estabilidade na região Indo-Pacífico.
O CP-140 Aurora será usado em missões de monitoração de atividades suspeitas e evasão das sanções marítimas, em particular as transferências chamada “navio-a-navio” de combustível e outras mercadorias proibidas pelo CSNU.
O navio HMCS Montréal, equipado com um helicóptero CH-148 Cyclone, também está a caminho da área do Indo-Pacífico, onde apoiará tanto a Operação Neon, quanto a Operação Projection, a parte da presença naval avançada do Canadá na região.
As resoluções, aprovadas por unanimidade pelo Conselho de Segurança entre 2006 e 2017, visam persuadir a Coreia do Norte a abandonar suas armas nucleares e capacidades de mísseis balísticos.
A Estratégia Indo-Pacífico do Canadá, lançada em novembro de 2022, apresenta uma estrutura política ambiciosa, abrangente e integrada para o engajamento canadense em toda a região.
O governo canadense renovou em março de 2023, a Operação Neon, que se estenderá até abril de 2026. O Destacamento Aéreo da RCAF consiste em aproximadamente 40 pessoas, incluindo tripulantes, técnicos e especialistas de missão.
Equipado com avançados sensores, e um alcance de aproximadamente 7.400 km, o CP-140 Aurora é uma aeronave de patrulha de longo alcance que se aproxima da aposentadoria. Recentemente o governo canadense anunciou que estuda a a aquisição de novas aeronaves MPA Boeing P-8A Poseidon (detalhes aqui).
Fonte: MD Canadá
@FFO