Voou o primeiro Leonardo M346 LIFT da Força Aérea Grega. O primeiro jato de treinamento avançado (LIFT – Lead-In Fighter Trainer) Leonardo M346B Master da Força Aérea Helênica (HAF) foi visto em 03 de abril, durante seu primeiro voo a partir do Aeroporto de Varese-Venegono, Itália. Este é o primeiro de dez aeronaves encomendadas pelo governo da Grécia junto à fabricante italiana.
Ostentando a pintura completa da HAF e matrícula provisória italiana CSX55277, quando for entregue receberá a matrícula militar grega 250. Outros cinco M346B estão na linha de produção da Leonardo em Varese-Venegono. Espera-se que pelo menos duas unidades sejam entregues ainda neste ano.
Em abril de 2021, a Força Aérea Helênica contratou a empresa israelense Elbit Systems para estabelecer e gerenciar o HAF International Flight Training Center (FTC) sediado na Base Aérea de Kalamata, no Peloponeso, Grécia. Com um valor de aproximadamente US$ 1,65 bilhão (€ 1,38 bilhão), o HAF-FTC contará com uma frota de dez novos jatos Leonardo M346B LIFT.
@FFO