Força Aérea Ucraniana está usando bombas guiadas JDAM-ER dos EUA. A Força Aérea Ucraniana (UAF) está utilizando bombas de precisão guiadas por GPS JDAM (Joint Direct Attack Munition), fornecidas pelos Estados Unidos. A informação foi confirmada por Yuri Ignat, porta-voz da UAF.
“Estas são bombas ocidentais usadas por nossa Força Aérea atingem com sucesso alvos importantes. Elas são um pouco menos poderosas, mas são muito precisas. Gostaríamos de ter mais dessas bombas”, disse Ignat.
No mês passado, o General James Hecker, chefe da USAF na Europa e África (USAFE-AFRICA) e do Comando Aéreo Aliado da OTAN, confirmou que a Ucrânia o envio de mísseis de precisão ar-terra, além de bombas guiadas (JDAM) que podem atingir alvos a aproximadamente 45 milhas (80 km) de distância.
O General Hecker ainda confirmou que a Força Aérea Ucraniana está usando a versão JDAM-ER de longo alcance das bombas guiadas. Na verdade, o JDAM é um kit de orientação baseado em GPS produzido pela Boeing, que converte bombas de gravidade não guiadas, ou “bombas burras”, em munições inteligentes.
O kit JDAM-ER de alcance estendido pode ser acoplado em bombas não guiadas de 500 libras a 2.000 libras. Uma que as bombas são lançadas, abrem-se aletas (asas) do kit JDAM, permitindo-lhe voar pela distância de até 45 milhas até o alvo, triplicando o alcance da arma original.
@FFO