NASA revela astronautas que irão à Lua na missão Artemis II. A NASA revelou hoje (03/04) as identidades dos quatro astronautas que participarão da missão Artemis II, que terá como objetivo orbitar a Lua no ano que vem. Desde 1972 nenhum ser-humano realiza este tipo de missão.
São quatro astronautas, três da NASA e um da CSA (Agência Espacial Canadense), que decolarão em 2024 a bordo da espaçonave Orion, para uma viagem de aproximadamente dez dias. A missão se baseia no sucesso da Artemis I, e abre caminho para a tão esperada missão Artemis III, que pousará na superfície lunar após mais de 50 anos. Farão parte da missão Artemis II:
Reed Wiseman: comandante da missão, em 2014 passou seis meses na Estação Espacial Internacional e ex-astronauta chefe da NASA;
Christina Koch: astronauta desde 2013 e detentora do recorde de voo espacial contínuo mais longo tripulado por apenas uma mulher com 328 dias;
Victor Glover: primeiro negro a tripular a Estação Espacial Internacional e ex-piloto da cápsula tripulada Dragon da empresa privada SpaceX;
Jeremy Hansen: ex-piloto de caça da RCAF, é um dos quatro astronautas na ativa do Canadá com carreira na CSA desde 2009.
Os nomes foram anunciados na Base Aérea Ellington Field, próximo ao Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas.
A Artemis II será lançada em novembro de 2024, e terá como objetivo sobrevoar a Lua por dez dias, chegando até ao lado oculto do satélite — localizado a cerca de 400 mil quilômetros da Terra. Será a primeira nave tripulada desde 1972, quando os astronautas da Apollo 17 desceram na superfície lunar. A Artemis II também será a primeira nave tripulada a deixar a órbita baixa da Terra em mais de 50 anos.
Após essa missão, a NASA planeja a Artemis III, a próxima expedição tripulada que terá como objetivo pousar no Polo Sul da Lua com desembarque dos astronautas. De acordo com a NASA, o local escolhido para o pouso da Artemis III é considerado mais desafiador do que os visitados pelas missões Apollo, mas é onde foi encontrado indícios de água em forma de gelo em 2020. A decolagem da Artemis III está programada para 2025.
Este é um passo fundamental para aproximar os confins do espaço e torná-los mais acessíveis aos habitantes da Terra, saliento a Agência Espacial dos Estados Unidos.
@FFO