Suécia e Filipinas realizam nova reunião sobre oferta de caças Gripen. Representantes dos governos da Suécia e das Filipinas realizaram uma nova rodada de negociações envolvendo uma oferta de equipamentos de defesa. O chefe do Departamento de Defesa Filipino, Carlito Gálvez Jr. e a Embaixadora sueca nas Filipinas, Annika Thunborg, se reuniram em 27/03 para debater o assunto.
“As autoridades discutiram atualizações sobre os esforços de modernização das forças armadas, em particular sobre as prioridades para a Força Aérea das Filipinas (PhAF) para aumentar suas capacidades de vigilância e superioridade aérea”, disse o porta-voz do Departamento Nacional de Defesa filipino.
Não foi o primeiro encontro entre Carlito Jr. e Annika Thunborg. Em dezembro de 2022, eles se reuniram para debater a oferta de um lote de caças multifuncionais (MRF) Saab JAS-39 Gripen para a Força Aérea das Filipinas.
Os requisitos do Projeto MRF estipulam que as 12 novas aeronaves sejam de quarta geração ou superior, e que tenham capacidade de realizar missões de patrulha sobre terra e mar. A aeronave selecionada deverá ser integrada ao sistema nacional de radar existente, cujo alcance é de cerca de 250 milhas náuticas.
As futuras aeronaves de superioridade aérea das Filipinas também deverão apoiar a atual frota de 12 caças leves supersônicos KAI FA-50PH, produzidos na Coréia do Sul.
Fonte: PNA
@FFO