Air Defender 2023: Luftwaffe apresentou A400M com pintura especial. Faltando pouco mais de dois meses para o início do Exercício Multinacional Air Defender 2023 (AD23), a Força Aérea Alemã, ou Luftwaffe (GAF), apresentou o Airbus A400M Atlas, matrícula 54+21, com uma especial “anglo-americana” em celebração às operações conjuntas.
Previsto para ocorrer entre os dias 12 e 25 de junho de 2023, o Air Defender 2023 será o maior exercício multinacional na história das forças aéreas da OTAN. Liderados pela Alemanha, estão previstas as participações de 24 nações, mais de 220 aeronaves e 10 mil militares.
As nações participantes são: Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Finlândia, França, Itália, Japão, Croácia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Romênia, Suécia, Eslovênia, Espanha, República Tcheca, Turquia, Hungria, EUA e Reino Unido.
As operações serão concentradas em três bases principais na Alemanha: Schleswig/Hohn, Wunstorf e Lechfeld; além de seis bases auxiliares em Jagel/Hohn, Wunstorf,
Lechfeld e Spangdahlem (também na Alemanha), Volkel (Holanda) e Čáslav (República Tcheca).
O objetivo do AD23 será demonstrar o poder de coesão e capacidade das Forças Aéreas da OTAN para atuar em caso de necessidade da defesa do espaço aéreo Aliado em qualquer momento.
@FFO