USAF realiza operação simultânea com 21 KC-46A e KC-135R. A USAF realizou uma histórica operação envolvendo um “Elephant Walk” seguido de decolagens em tempo mínimo de nada menos que 21 aviões-tanque da 22ª Ala de Reabastecimento Aéreo (22th ARW). A inédita operação foi realizada em 27 de março na Base Aérea de McConnell, no Kansas, sob o Exercício Lethal Pride.
O Comando da 22th ARW emitiu um alerta para seus militares, comunicando que estavam sob uma “ameaça iminente”. Desta forma, eles teriam cerca de 48 horas para deixarem as mais de duas dezenas de aviões-tanques prontos para a decolagem.
“Com alertas simulados de uma grave crise mundial, às 07h da manhã todas tripulações saíram para as suas aeronaves. Então, a primeira coisa que fizemos foi apenas registrar a movimentação em fotos, antes de todas as aeronaves decolarem imediatamente”, disse o Coronel George N. “Nate” Vogel, Comandante da 22nd ARW.
Foram alinhados na pista de McConnell AFB, 16 KC-46A Pegasus e 05 KC-135R Stratotanker da 22th ARW e também da 931st ARW, em um esforço de dispersar aeronaves e tripulações para operar em bases menores.
Como parte do Exercício Lethal Pride, cerca de 100 militares de McConnell passaram a última semana “morando” em uma cidade de lona espalhadas pela Base e com contatos limitados com o mundo exterior. Esse cenário buscou simular o ambiente em um destacento remoto e austero, sob o conceito de Agile Combat Employment (AGE) da USAF. Esse contexto envolve pequenas equipes treinadas em “hubs” centrais e dispersadas em “spokes” menores para complicar e confundir o inimigo.
A partir das condições oferecidas em suas barracas, os militares fizeram parte dos elementos de Comando e Controle e Geração de Força, utilizando sistemas degradados e limitados de comunicações, simulando o que pode acontecer durante um conflito real. Sob esse conceito “hub-and-spoke” e tendo McConnell como hub, foram ativadas equipes remotas (spokes) em Fairchild AFB, MacDill AFB e McGuire-Dix-Lakehurst JFB.
Para tornar o ambiente mais real e forçar a criatividade dos militares, ao longo do tempo foram retiras as opções de comunicação, inclusive com a necessidade de obter energia elétrica a partir de painéis solares portáteis.
Lethal Pride é o primeiro exercício de grande escala realizado em McConnell AFB. Além do lançamento em massa de aeronaves e da “cidade de lona”, os militares também realizaram uma missões de evacuação aeromédica, operações de reabastecimento em voo e missões noturnas.
Além disso, o exercício incluiu duas missões de resistência, com um KC-46A voando ininterruptamente por 24 horas, enquanto o outro voou aproximadamente 20 horas antes de pousar e decolar novamente, sem desligar os motores.
Fonte: USAF
@FFO