Polícia gaúcha apreende Navajo escondido no interior do Estado. Agentes da segurança pública do Estado do Rio Grande do Sul, atuando sob a Operação Hórus, localizaram em uma fazenda no interior do município de Bossoroca (RS) uma aeronave escondida com “sinais visíveis de utilização no transporte de materiais ilícitos”. A informação foi divulgada em 30/03 pela Polícia Civil Gaúcha.
Agentes da Polícia Civil Gaúcha, Brigada Militar do RS e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apreenderam na fazenda localizada em Timbaúva, interior de Bossoroca, um avião bimotor e um caminhão carregado com vários tambores contendo solvente (possivelmente para produção de drogas) e agrotóxico Paraquat (proibido no Brasil).
A reportagem da Rádio Missioneira informou que a aeronave, um bimotor Embraer 820 “Navajo”, matrícula PT-LFO, teria pousado irregularmente em uma área de campo da fazenda na tarde de 29/03. Segundo o Major Eduardo Brum, Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, ouvido pela reportagem, o avião foi encontrado escondido em uma área de mata do local.
A Brigada Militar entrou em contato com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que destacaram que o Navajo não tinha autorização para operar no interior de Bossoroca.
O proprietário da fazenda, morador de São Borja (RS) e o piloto do avião não haviam sido localizados até o momento da reportagem. Apenas dois funcionários da fazenda foram detidos para esclarecimentos. Os bens e produtos apreendidos foram avaliados em R$ 4 milhões.
@FFO