A Airbus Defense and Space e o Governo Alemão, através do Federal Office of Bundeswehr Equipment, Information Technology and In-Service Support (BAAINBw) renovaram em 9 de julho de 2020 o contrato de serviço para uso sob leasing do UAV (Unmanned Aerial Vehicle) IAI Heron I nas operações no Afeganistão e Mali. A Airbus possui um acordo com o fabricante para o arrendamento do UAS ao governo alemão, sendo responsável por toda a logística e manutenção.
No Afeganistão, os serviços do Heron I foram estendidos para o período de junho de 2020 a maio de 2021. Em março deste ano a Luftwaffe completou 10 anos de operações no Afeganistão com o Heron, que ultrapassou a marca de 46.000 horas em mais de 4.100 voos operacionais.
Já no Mali, os serviços Heron I foram ampliados de agosto de 2020 até julho de 2021, com a opção de serem prorrogados por mais um ano, isto é, até julho de 2022. No Mali ele registrou mais de 11.500 horas em mais de 1200 voos operacionais. Somados os dois teatros de operação, o sistema de UAS Heron I da Luftwaffe já soma mais de 57.500 horas de voo em missões operacionais.
Fabricado pela empresa israelense IAI (Israel Aerospace Industries), o Heron I é um UAS desarmado de média altitude e longa duração (MALE – Medium-Altitude Long-Endurance), que pode permanecer no ar acima do respectivo teatro de operações. O Heron tem uma envergadura de 16,6 m e uma autonomia máxima 24 horas. As tarefas militares do sistema incluem a detecção alvos e o acompanhamento de comboios e patrulhas, auxiliando as forças terrestres em situações de combate. Ele também realiza o reconhecimento e vigilância das rotas, estabelecendo perfis de movimento e o monitoramento do perímetro a longo prazo, apoiando assim a proteção de propriedades e de campos militares. Também é usado para apoiar missões humanitárias.
O Heron I, atualmente empregado pelas Forças Armadas Alemãs no Afeganistão e no Mali, será substituído pelo IAI Heron TP, após um acordo assinado em Berlim em julho de 2018, entre a Airbus Defense and Space e o BAAINBw, em um modelo de arrendamento similar ao do Heron I. A substituição terá uma fase de preparação de dois anos, seguida de uma fase operacional de sete anos, preenchendo assim, a lacuna por um UAV MALE, até que um projeto europeu seja desenvolvido.