Canadá emite LOR sobre proposta de compra do Boeing P-8A Poseidon. O governo do Canadá apresentou recentemente uma Carta de Solicitação (LOR) aos Estados Unidos, descrevendo os requisitos para uma possível aquisição de até 16 aeronaves de patrulha marítima Boeing P-8A Poseidon. A negociação será realizada através do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) do governo norte-americano.
Como parte de sua política de defesa nacional, a Força Aérea Real Canadense (RCAF) está trabalhando na substituição da sua envelhecida frota de 14 Lockheed CP-140 Aurora (versão do P-3 Orion) por uma nova aeronave chamada Canadian Multi-Mission Aircraft (CMMA). O novo vetor deverá ter capacidade de guerra antissubmarino (ASW) e Comando, Controle, Comunicação, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4ISR).
O processo iniciou em fevereiro de 2022, quando o governo canadense lançou uma Solicitação de Informações (RFI), a partir da qual foi determinado que o Boeing P-8A Poseidon era a única aeronave que atenderia todos os requisitos operacionais da CMMA.
A RCAF adquiriu os CP-140 Aurora na década de 1980, e sua vida útil se aproxima do final, com a aposentadoria prevista para 2030. A aquisição de um novo vetor MPA é necessária para garantir a proteção marítima e costeira das águas territoriais canadenses.
O Poseidon é uma plataforma comprovada, operada por vários parceiros do Canadá, incluindo todos os seus aliados do Five Eyes – Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia – bem como Noruega e Coréia do Sul. A Alemanha também comprou recentemente esta aeronave.
A LOR não é um contrato de compra dos P-8A Poseidon. Ela apenas solicita ao fornecedor detalhes da aeronave, como a capacidade, disponibilidade, preço e benefícios para a indústria canadense. Somente após receber e analisar essas informações, o governo irá formalizar seu pedido.
Fonte: Governo do Canadá
@FFO