• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

China expulsa duas vezes um destroier da US Navy das suas águas territoriais

28 de março de 2023
China expulsa duas vezes um destroier da US Navy das suas águas territoriais (Foto ilustrativa: GT).
China expulsa duas vezes um destroier da US Navy das suas águas territoriais (Foto ilustrativa: GT).

China expulsa duas vezes um destroier da US Navy das suas águas territoriais. Pelo segundo dia consecutivo, o Exército de Libertação Popular da China (PLA) “expulsou” um navio de guerra dos EUA das águas territoriais chinesas ao largo das Ilhas Xisha, no Mar da China Meridional. O Coronel Tan Kefei, porta-voz do Ministério de Assuntos Nacionais da China, disse na sexta-feira (24/03) que era o segundo evento similar envolvendo o destroier USS Milius da US Navy.

O Comando Militar do Sul do PLA rastreou, monitorou e alertou o navio de guerra dos EUA de acordo com as leis internacionais, afirmou o Coronel Tan. A ação militar dos EUA violou seriamente a soberania e a segurança da China, infringindo gravemente o direito internacional. Esta é mais uma prova inequívoca da hegemonia de navegação dos EUA e do aumento da “militarização” no Mar da China Meridional, disse o porta-voz.

“Exigimos severamente que os EUA pare imediatamente com esse tipo de ação provocativa, ou arcará com as graves consequências”, disse Tan, observando que o PLA tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar resolutamente a soberania e a segurança nacional e firmemente manter a paz e a estabilidade regional.

O incidente marca o segundo dia consecutivo em que o navio da Marinha dos EUA foi expulso das águas chinesas no Mar da China Meridional. Especialistas locais disseram que o PLA deve permanecer em alta vigilância, chamando a ação dos EUA de uma provocação intensificada.

Na quinta-feira (23/03), o mesmo USS Milius foi alertado pelas Marinha e Força Aérea do PLA quando fez uma incursão ilegal nas águas territoriais ao largo das Ilhas Xisha, disse o Coronel Sênior Tian Junli, porta-voz do Comando Militar do Sul do PLA, em um comunicado à imprensa.

É raro um navio de guerra dos EUA invadir a mesma região das águas territoriais chinesas duas vezes em um curto período de tempo, disse um especialista militar chinês que pediu anonimato ao Global Times. Esta é uma provocação intensificada dos EUA, que tenta negar à China sua soberania e provocar problemas no Mar da China Meridional, disse o especialista.

Como um país de fora, os EUA não desejam que os países da região do Mar da China Meridional negociem, já que as tensões na região beneficiam o plano dos EUA de conter a China, mas prejudicam os interesses de todos os outros países, disseram analistas.

O especialista militar chinês, Song Zhongping, também alertou sobre as ameaças dos EUA do ponto de vista tático. Ele disse ao Global Times que a tentativa de reconhecimento aproximado dos EUA poderia ser uma preparação dos militares dos EUA para um possível conflito futuro, no que o PLA também deve estar preparado.

As Filipinas concordaram em disponibilizar quatro bases militares adicionais para uso dos EUA, o que pode levar ao aumento das atividades de reconhecimento dos EUA na China, contra as quais o PLA deve tomar contramedidas correspondentes, disse Song.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login