GA-ASI é selecionada para construir OBSS para AFRL. A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) fabricará e realizará voos de demonstração da aeronave não tripulada Off-Board Sensing Station (OBSS), um projeto do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (Air Force Research Laboratory’s — AFRL).
Após um período base de 12 meses que culminou em uma revisão crítica do projeto (CDR), o AFRL exerceu uma opção de construção e teste de voo, concedido a GA-ASI. A inovadora aeronave da Série Gambit da GA-ASI validará o conceito de “gênero/espécie” desenvolvido pela primeira vez pelp AFRL, como parte do programa Low-Cost Attritable Aircraft Platform Sharing (LCAAPS) focado na construção de várias variantes de aeronaves a partir de um chassi de núcleo comum. O LCAAPS é um grande esforço para construí veículos aéreos sob o portfólio Autonomous Collaborative Enabling Technologies (ACET) do AFRL, que se concentra no desenvolvimento de tecnologias para Plataformas Autônomas Colaborativas (ACP).
“Ao longo de nossa história de 30 anos, a GA-ASI foi pioneira no avanço de sistemas de aeronaves não tripuladas que apóiam nossos combatentes”, disse o presidente da GA-ASI, David R. Alexander. “A AFRL está avançando com o GA-ASI porque temos o histórico e a experiência certos para desenvolver a aeronave OBSS em escala e no prazo, e estamos ansiosos para trabalhar com eles para entregar outro UAS revolucionário”.
Gambit 1 é uma plataforma de detecção ágil otimizada para longa resistência. A aeronave pode acompanhar outras aeronaves não tripuladas ou juntar-se a aeronaves tripuladas em um pacote de ataque, servindo como olhos e ouvidos iniciais para o grupo aéreo.
Gambit 2 é a versão de emprego para missões ar-ar. A aeronave tem menos resistência do que seu irmão de reconhecimento. Mas isso é compensada com uma habilidade recém-descoberta de manter o foco de destruir até mesmo aeronaves hostis avançadas tripuladas ou não.
Fonte: GA-ASI
@CAS