Pilotos da agência européia EASA voaram o Leonardo AW609. Pilotos-inspetores da Agência de Segurança da Aviação da União Européia (EASA) voaram pela primeira vez no tiltrotor Leonardo Helicopters AW609. Os voos foram realizados entre os dias 16 e 17 de março, na sede da Leonardo Helicopters, em Cascina Costa di Samarate, na Itália.
Da mesma forma que seus colegas da agência norte-americana FAA (Federal Aviation Administration), os pilotos-inspetores a EASA estão se familiarizando com o AW609. Esta é uma etapa crucial no caminho para a certificação européia do tiltrotor italiano.
Os pilotos da FAA dos EUA concluíram no dia 22 de fevereiro, os seus voos de testes da chamada “inspeção pré-tipo” (Type Inspection Authorization).
O Leonardo AW609 foi desenvolvido o para o transporte rápido ponto a ponto em longas distâncias, seja conectando grandes centros ou fornecendo acesso oportuno a locais remotos. Operando a uma velocidade de 275 nós (500 km/h), altitude de 25.000 pés (7.600 metros) e alcance máximo de 1.000 milhas náuticas (1.800 km), os usuários se beneficiarão do conforme de uma cabine pressurizada para nove passageiros.
Além do transporte de passageiros, o Leonardo AW609 poderá realizar missões EMS, SAR, vigilância e transporte VIP.
Fonte: Leonardo
@FFO