Primeiros quatro MiG-29 da Eslováquia já estão na Ucrânia. Os primeiros quatro de 13 caças MiG-29 Fulcrum, desativados pela Força Aérea Eslovaca (SAF), foram transferidos nesta quinta-feira (23/03) para a Ucrânia. A informação foi confirmada pelo Ministro da Defesa da Esoláquia, Jaro Nad, em suas redes sociais.
As aeronaves foram levadas da Base Aérea de Sliač por pilotos da Força Aérea Ucraniana (UAF), que chegaram à Eslováquia alguns dias atrás, juntamente com mecânicos responsáveis pelo recebimento e preparação dos jatos.
Conforme noticiamos anteriormente, o primeiro-ministro eslovaco, Eduard Heger, anunciou em 17/03 que o governo havia aprovado a transferência para a Ucrânia dos 13 caças MiG-29 desativados pela Força Aérea Eslovaca. Curiosamente, antes da entrega, todas as marcas e insígnias nacionais foram removidas dos caças, que ostentavam apenas as matrículas. No vídeo abaixo, foi possível identificar dois deles: 2123 e 6124.
Não está claro quantas aeronaves efetivamente serão entregues, considerando que no momento da sua aposentadoria, em agosto de 2022, menos de uma dúzia estavam em condições de voo. De acordo com a mídia eslovaca, os jatos restantes provavelmente serão entregues por via terrestre. Estima-se que pelo menos duas fuselagens sem condições de voo servirão como fonte de peças de reposição para o restante da frota.
Os Fulcrums chegaram na Base Aérea de Sliač, na então Tchecoslováquia, em dezembro de 1992. Poucos dias após, em 1º de janeiro de 1993, o país se desmembrou pacificamente na República Tcheca e na Eslováquia, resultando na criação das Forças Armadas de cada nova naçao.
No início de 1995, a unidade baseada em Sliač mudou sua designação de 1º Esquadrão de Caça (1 Stíhacia Letka) para 311 Stíhacia Letka (1º Esquadrão da 31ª Ala de Caça) e finalmente em outubro de 2001 para 1º Stíhacia Letca de Stíhacie Letecke Krídlo (Ala de Caça). A unidade operou os MiG-29 na função de defesa aérea até o final de agosto de 2022, quando foram aposentados.
Com a Força Aérea Ucraniana opera com MiG-29, não há necessidade de treinamento adicional para seus pilotos. Os Fulcrums vem sendo usados pelos ucranianos em várias funções, incluindo o SEAD (Supressão de Defesas Aéreas Inimigas), graças a a integração do AGM-88 HARM (High-speed Anti-Radiation Missile) .
Nas próximas semanas, a Polônia também entregará seus MiG-29 para os ucranianos. A Macedônia do Norte, que confirmou a doação de quatro Su-25s para a Ucrânia em algum momento de 2022, está considerando a possibilidade de transferir também uma dúzia de helicópteros Mi-24.
@FFO