Armée de l’Air francesa forma últimos pilotos de caça no Alpha Jet. A Força Aérea e Espacial Francesa, ou Armée de l’Air et de l’Espace (AAE), realizou em 16 de março, a promoção dos últimos seis pilotos de caça formados e treinados nos icônicos Alpha Jet E, na Base Aérea 120 (BA120) em Cazaux.
O evento marcou o encerramento de dois longos capítulos na história da aviação militar francesa. Foram 59 anos de voos de treinamento e de formação dos pilotos de caça na BA120 em Cazaux, dos quais 45 com os jatos Alpha Jet. Agora o bastão foi repassado os novos turboélices Pilatus PC-21 da na BA709 Cognac/Châteaubernard.
O Esquadrão de Treinamento EE03.008 “Côte d’Or” (Escadron d’Entraînement 3/8) era a última unidade operando os Alpha Jet em Cazaux. A partir deste ano, o treinamento dos pilotos de caça franceses serão realizados nos turboélices PC-21 da Escola de aviação de Caça EAC00.315 (Ecole de l’Aviation de Chasse 315) da BA709.
Apesar da despedida dos treinadores Alpha Jet, a Armée de l’Air et de l’Espace ainda manterá em operação os jatos coloridos da esquadrilha de demonstração aérea Patrouille de France. De acordo com o Capitão Romain Leseigneur, que voa como “Athos 9” na Esquadrilha, o Alpha Jet deverão ser substituídos no início da década de 2030. “Será de partir o coração quando a Patrulha retirar estes aviões, que estão em operação conosco desde 1982. Mas ainda vamos comemorar nosso 70º aniversário este ano com os Alphajet”, disse o Oficial.
@FFO