• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Angola será o primeiro operador africano do UCAV Aksungur

22 de março de 2023
Angola será o primeiro operador africano do UCAV Aksungur (Foto: TAI).
Angola será o primeiro operador africano do UCAV Aksungur (Foto: TAI).

Angola será o primeiro operador africano do UCAV Aksungur. O governo angolano encomendou um lote de drones militares Aksungur, produzidos pela empresa turca TAI – Turkish Aerospace Industries. Assim, oficialmente a Angola se tornará o primeiro operador africano deste veículo aéreo de combate não tripulados (UCAV).

Conforme Omer Yildiz, Gerente de UCAVs da TAI, as aeronaves destinadas à Angola, bem como para o Quirguistão, já estão na linha de produção. Em entrevista à CNN Turk, Yildiz confirmou que as entregas para esses dois novos clientes internacionais ainda não começaram.

O gerente da TAI ainda revelou que oito UCAV Aksungur foram produzidos, e outros seis estão em diversas fases de montagem. Segundo ele, a taxa de produção passou de uma aeronave a cada três meses, para um por mês.

Em outubro de 2021, o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan, revelou que havia assinado um contrato com seu colega angolano, João Lourenço, envolvendo o pedido de UCAVs e veículos blindados produzidos na Turquia. Em outubro de 2022, o governo angolano aprovou o contrato no valor de US$ 93 milhões entre a empresa estatal Simportex e a fabricante TAI, envolvendo a compra dos drones.

Apesar da Argélia ter anunciado a aquisição de seis UCAV Aksungur em outubro do ano passado (detalhes aqui), a assinatura oficial do pedido nunca foi tornada pública pelas autoridades de ambos países.

O TAI Aksungur é uma variante da família Anka, desenvolvida para missões de Média Altitude e Longa Duração (MALE). Com 12,5 metros de comprimento, 23 metros de envergadura e alta capacidade de carga útil, o Aksungur é uma plataforma ideal para operações de ataque ao solo, patrulha marítima ou missões ISR (Inteligência, Vigilância, Reconhecimento).

O Aksungur pode ser equipado com diferentes opções de cargas úteis, como câmeras eletro-ópticas (EO), infra-vermelho (IR), laser designator (LD), laser rangefinder (LRF), Radar de Abertura Sintética (SAR), designador de alvo em movimento no solo, além de uma variedade de armas ar-terra.

Sob as asas estão seis hardpoints capazes de suportar até 500 kg de armas com bombas guiadas por laser TEBER-81 (Mk-81), TEBER-82 (Mk-82), mísseis guiados L-UMTAS, MAM-L, Cirit, MAM-C, kit de orientação de precisão HGK-3, KGK (82), além de bombas menores.

Fonte

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login