EsqdHU-61 realiza inédita operação de EVAM simultânea no Pantanal. O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61) “Esquadrão Gavião Pantaneiro” da Marinha do Brasil (MB) empregou, simultaneamente, dois helicópteros UH-12 Esquilo para resgate de vítimas em regiões de difícil acesso no Pantanal do Mato Grosso do Sul. A inédita operação ocorreu na tarde de 16 de março.
Após uma solicitação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso do Sul (CBM/MS), o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) acionou o EsqdHU-61 e o Hospital Naval de Ladário (HNLa) para mobilizar as equipes e aeronaves para atender as duas missões de Evacuação Aeromédica (EVAM).
O primeiro UH-12 foi enviado para a Fazenda Lourdes, região da Nhecolândia, a cerca de 100 km de Corumbá (MS), onde uma mulher de 23 anos, no quarto mês de gestação, apresentava um quadro de hemorragia intensa. Na sequência, o segundo UH-12 foi deslocado para a Colônia São Domingos, a aproximadamente 70 km de Corumbá, onde uma menina de 12 anos estava com fortes dores abdominais e crises de desmaios.
“Para nós, pilotos e fiéis, assim como para todo o pessoal do Esquadrão, é muito gratificante poder participar desse tipo de missão. Quando se trata de uma vida, devemos estar sempre prontos a agir e responder o quanto antes, especialmente aqui na região do Pantanal, onde boa parte da população reside longe do centro urbano e de apoio médico, sendo, às vezes, a aeronave o único meio de acesso até essa população ribeirinha”, disse o Capitão-Tenente Éverthon de Freitas Alcântara, piloto do EsqdHU-61.
Na tripulação de ambas aeronaves, além dos pilotos e fiéis, havia um médico do HNLa, que assistiu as vítimas durante todo o deslocamento para Corumbá, onde ambulâncias do Corpo de Bombeiros aguardavam para levá-las para a Santa Casa local. Essa foi a primeira vez que a Força Aeronaval realizou esse tipo de missão simultânea na região.
Em menos de três meses deste ano, a MB, com os meios do Com6ºDN, realizou dez resgates aéreos na região do Pantanal. Essas EVAM são fruto de uma cooperação com o CBM/MS. Essas missões ocorrem quando o local é de difícil acesso ou inviável, e com a comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, distância e disponibilidade de meios.
Criado em 16 de maio de 1995 como 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-4), a unidade teve a sua denominação alterada para 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste em 21 de junho de 2019, através da Portaria Nº 179/MB do Comandante da Marinha.
O EsqdHU-61 emprega suas aeronaves UH-12 Esquilo em tarefas de esclarecimentos, ataques aéreos, buscas e salvamentos (SAR), transportes de material e pessoal, apoio aéreo aproximado, apoio às populações ribeirinhas e em operações internacionais em conjunto com as Forças Armadas do Paraguai, Argentina, Bolívia, Exército e Força Aérea Brasileira.
Dentre outras atividades, cabe ainda ressaltar o apoio às campanhas de vacinação, preservação do meio ambiente nos períodos de queimadas e no resgate e transporte de doentes e feridos nas áreas de difícil acesso.
A cerimônia militar homenageou personalidades civis e militares com a entrega do Diploma da Ordem dos Gaviões que, por seus feitos e trabalho em conjunto, contribuíram para o cumprimento das missões do esquadrão.
Fonte: MB
@FFO