Turquia: TAI TF-X realiza testes de taxiamento. A Aeronave de Combate Nacional [MMU em turco] TAI TF-X, iniciou testes de taxiamento, passo que antecede a fase pré-primeiro voo. O TF-X, que taxiou e ingressou em pista com motores próprios, completou o teste com sucesso no último dia 16 de março.
O caça nacional, o qual é a grande expectativa de reequipagem da Turkish Air Force (Türk Hava Kuvvetleri) ou TuAF iniciou os testes de táxi, a fase que segue a etapa dos testes em solo. Foram feitos dois testes de taxiamento e rolagem na pista: um dia 16 e outro dia 18/03. A aeronave já foi vista também ostentando uma camuflagem em tons de cinza, que similar ao do F-22, que deve ser similar quando for operacional.
O TAI Turkish Fighter Experimental (TF-X)/National Combat Aircraft (MMU) é uma aeronave final de 5ª geração, com características semelhantes ao F-35 Lightning II da Lockheed Martin, está sendo desenvolvido pela indústria de defesa local, com a Turkish Aerospace Industries (TAI) como principal contratante. Conforme a Turkish Aerospace Industries (TAI) ou TUSAS, o TF-X está planejado para ter 21 metros de comprimento com uma envergadura de 14 metros e conseguirá atingir uma velocidade de Mach 1,8. O caça nacional está programado para fazer seu roll-out em 18 de março de 2023 e fazer seu voo inaugural entre 2025 ou 2026. Sua entrada em serviço na TuAF em 2029.
O primeiro voo será em 2023. Ancara planejou inicialmente que a aeronave fizesse seu primeiro voo em 2026. No entanto, a Turquia está fazendo progressos rápidos e agora diz que o primeiro voo será no final de 2023. Isto está ligado a vários reveses turcos, como a saída do projeto JSF (F-35), a indefinição da compra de novos e a modernização dos F-16 atuais da frota e claro, a expansão da Grécia, com a aquisição de aeronaves Rafale, F-35A e a modernização dos seus F-16 para o modelo F-16V.
Sabe-se que três protótipos do MMU dos Bloco 0 e um MMU Bloco I, que serão produzidos pela TAI. A produção de 3 protótipos MMU Block 0 está prevista para ser concluída até o final de 2026. A partir de 2029, pretende-se iniciar a atividade de produção da configuração MMU Block I e entregar 10 MMU Block I para a Força Aérea Turca.
@CAS