• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Sucessor do F/A-18E/F poderá ser um caça híbrido

23 de março de 2023
Sucessor do F/A-18E/F poderá ser um caça híbrido. Conceito de como seria o NEGAD (F/A-XX) da US Navy (Foto: Boeing).
Sucessor do F/A-18E/F poderá ser um caça híbrido. Conceito de como seria o NEGAD (F/A-XX) da US Navy (Foto: Boeing).

Sucessor do F/A-18E/F poderá ser um caça híbrido — O sucessor do Boeing F/A-18 Super Hornet da US Navy poderá ser desenvolvido em duas versões ou permitir que seja operado em dois modos. É uma versão tripulada e outra não tripulada do que vem sendo chamado de projeto F/A-XX.

Os Estados Unidos estão iniciando o desenvolvimento de um projeto chamado F/A-XX. Washington está atualmente buscando um adicional de US$ 1,53 bilhão do orçamento para planejar o desenvolvimento do caça embarcado de próxima geração da Marinha. Como a Boeing já avisou que deve encerrar a produção do F/A-18E/F em 2025, o momento é ideal para discutir e definir um sucessor do Super Hornet, segundo o Pentágono.

O Departamento da Marinha dos EUA está solicitando esse recurso como parte de sua proposta orçamentária para o ano fiscal de 2024. Espera-se que a nova aeronave substitua o F/A-18E/F Super Hornet. Muitas características do Stealth F/A-XX permanecem obscuras, mas a aeronave provavelmente se tornará o novo vetor para as futuras operações embarcadas em porta-aviões.

Embora não haja clareza sobre qual as especificações da futura aeronave da Marinha, o Contra-Almirante Gregory Harris efetuou uma declaração que causou as primeiras especulações. “O Next Generation Air Domination é uma família de sistemas com uma plataforma tripulada ou não tripulada. O F/A-XX é a parte de asa fixa da família de sistemas Air Domination da próxima geração”, disse o chefe da Air Warfare Directorate of the Naval Forces Command.

Essa afirmação é antiga, de 2021. Mas está voltando a ser relevante depois que a US Navy solicitou oficialmente o orçamento para o novo caça. Na verdade, esta é a primeira evidência de que o Pentágono está pensando se este caça não deve ser desenvolvido em duas versões — tripulada e não tripulada. Ou como uma plataforma, mas em dois modos de operação.

Separado do programa de mesmo nome da USAF, o projeto Next Generation Air Dominance (NGAD) da US Navy é regido pelo F/A-XX. No entanto, os detalhes do programa NGAD d do novo caça, ainda não estão claros.

A nova aeronave F/A-XX substituirá os antigos modelos F-18 da Marinha dos EUA. Um relatório divulgado recentemente pelo US Congressional Budget Office revelou que a frota de caças F/A-18E/F Super Hornet, introduzida no final dos anos 1990, deteriorou-se mais rapidamente do que a frota F/A-18A/B/C/D Hornet que a precedeu.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login