Batalhão de Selva do Exército Brasileiro se prepara para o Exercício CORE 2023 . O 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) do Exército Brasileiro, realizou diversas atividades de preparação para o Exercício CORE 2023 (Combined Operation and Rotation Exercise). A operação reunirá militares do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos (US Army) no segundo semestre deste ano na região norte do Brasil.
Em busca do desenvolvimento da liderança nas pequenas frações e, consequentemente, da coesão da tropa, o 52º BIS organizou a Operação Munduruku I, um exercício de adestramento de técnicas, táticas e procedimentos para integrantes da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva, realizado entre os dias 06 e 10 de março.
Durante a Operação, foram ministradas instruções de maneabilidade de Grupo de Combate; Exercício de Tiro Real de Fração; Orientação e Navegação; Conduta em Combate; Atendimento Pré-hospitalar e Comunicações. Na oportunidade, foi possível verificar o nível de operacionalidade atingido pela tropa e preparar o adestramento de tropas nível pelotão e nível companhia.
Avaliação física
No mesmo período, o Batalhão recebeu uma comitiva do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército, que realizou um estudo e uma avaliação física personalizada dos integrantes da tropa que deverão compor o exercício CORE 2023. Na ocasião, foram realizadas análise da composição corporal e aplicação diagnóstica do teste físico operacional.
Foram submetidos a essa avaliação os militares da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva (1ª Cia Fuz Sl) e alguns elementos destacados para funções específicas nos pelotões de Comunicações, de Saúde e de Caçadores, que também participarão do CORE 2023. O teste físico operacional foi aplicado a todos os oficiais, sargentos, cabos e soldados integrantes da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva, com a verificação e correção da execução de todos os exercícios do teste.
Exercício CORE
O Combined Operation and Rotation Exercise – CORE 23 é um exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos da América previsto para acontecer nos meses de outubro e novembro de 2023 e também em 2024, nas guarnições de Belém, Macapá, Oiapoque e no distrito de Clevelândia do Norte. A atividade tem como objetivos aumentar a capacidade operacional da tropa, manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.
Fonte: EB
@FFO