Drone iraniano Shahed 129 teria nova capacidade. O Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã (IRGC) divulgou a imagem de um dos seus veículos aéreos não tripulados (UAV) Shahed 129 equipado com um novo sensor sob a fuselagem. Especialistas sugerem que trata-se de um radar de abertura sintética (SAR), o que poderia fornecer maior capacidade de consciência situacional em um cenário de combate.
A imagem foi tornada pública pela Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA) em 11 de março, e mostra o UAV com uma nova cúpula montada sob a fuselagem, próximo aos trens de pouso principais. Na ocasião estudantes estavam visitando várias instalações do IRGC, incluindo uma base aérea, que especialistas sugerem ser na ilha Qeshm.
Embora a cúpula possa abrigar antenas de Inteligência Eletrônica (ELINT) e de Sinais (SIGINT), analistas dizem que seu tamanho pode acomodar uma antena do radar de abertura sintética.
No show aéreo de Kish, realizado em novembro de 2016, foi exibido como o sistema Absar SAR, presumidamente desenvolvido por engenheiros iranianos. Entretanto, analistas internacionais sugeriram na época, que possivelmente o radar era um equipamento recuperado de uma aeronave estrangeira que havia caído.
O Shahed 129 visto na fotografia em Qeshm, também está equipado com um sistema eletro-óptico sob o nariz, mas não possuía hardpoints para o transporte de armas.
Fonte: Janes
@FFO