Força Aérea Uruguaia recebe oferta de Emb-312F Tucanos da França. A Força Aérea Uruguaia (FAU) recebeu uma proposta para aquisição de um lote de aeronaves Embraer Emb-312F Tucano desativados pela Força Aérea e Espacial Francesa (AAE – Armée de l’Air et de l’Espace). A informação é de que o valor do pacote, que envolve além das aeronaves, equipamentos e treinamentos, ficaria em torno de US$ 115 milhões.
Na década de 1980, a Armée de l’Air francesa encomendou para a fabricante brasileira 80 Emb-312F Tucanos. Essa versão foi equipada com sistemas específicos, como uma suíte de aviônicos da Sextante Avionique (Thomson-CSF), freios aerodinâmicos sob a fuselagem, entre outras particularidades. A AAE desativou seu último Emb-312F em julho de 2009.
A oferta ao Uruguai envolve um lote de pelo menos seis aeronaves, podendo chegar até uma dúzia de Emb-312F. As aeronaves estariam operacionais em até seis meses após a assinatura do contrato, ou até 18 meses caso a FAU opte pela atualização das mesmas.
A proposta envolve:
Além dos Tucanos, o Uruguai também recebeu uma outra proposta envolvendo oito jatos Bae Hawk atualizados. Não há muitos detalhes sobre essa segunda oferta, mas caso ambas se concretizassem, a FAU poderia reativar dois esquadrões de combate com apenas uma cartada.
Fonte: Defensa
@FFO