Rússia quer recuperar destroços do MQ-9 Reaper da USAF derrubado no Mar Negro. A Rússia afirmou nesta quarta-feira (15/03) que tentará recuperar os destroços do drone MQ-9 Reaper da USAF, derrubado por caças Sukhoi Su-27 da sua Força Aérea (RF VKS) no Mar Negro ontem. A ação foi realizada sob a acusação de que os Estados Unidos estão participando diretamente da guerra na Ucrânia.
O secretário do Conselho de Segurança do Kremlin, Nikolai Patrushev, disse ao canal de TV Rossiya-1: “Não sei se seremos capazes de recuperá-lo ou não, mas isso deve ser feito. E certamente trabalharemos nisso. Espero, claro, com sucesso.”
“Quanto ao drone, os americanos continuam dizendo que não estão participando de operações militares. Esta é a última confirmação de que eles estão participando diretamente dessas atividades na guerra”, disse ele.
Na ação, um dos pilotos do Su-27 da RF VKS teria encostado propositalmente seu caça contra a hélice do UAS MQ-9 da USAF, causando a queda do mesmo no Mar Negro. De acordo com as informações, o drone americano estava em missão de monitoração no espaço aéreo internacional.
Inicialmente a Rússia negou ser responsável pelo acidente, adiantando que as relações com os Estados Unidos atingiram seu “ponto mais baixo”.
O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, disse que o drone poderá nunca ser recuperado, mas garantiu que os EUA tomaram precauções para que a Rússia não obtenha informações úteis caso realmente recupere a aeronave.
Fonte: Reuters
@FFO