Peru cancelou compra do Antonov 178 para Polícia Nacional . O Ministério do Interior do Peru (MININTER), recentemente cancelou o contrato assinado em 23 de outubro de 2019 com a empresa ucraniana Antonov Company, que envolvia a aquisição de um avião de transporte An-178 para a Polícia Nacional Peruana. O acordo foi desfeito pelo descumprimento de diversas cláusulas por parte da fabricante.
Segundo informações, o MININTER ativou o dispositivo de proteção contratual porque a Antonov não cumpriu o prazo de entrega da aeronave, proposto para 24 de outubro de 2021. Além disso, a empresa não apresentou diversas documentações de garantia bancária internacional. O governo peruano aguardou o prazo legal antes de prosseguir com o destrato, alegando acúmulo de penalidades por parte da fabricante.
A compra do An-178 sempre foi tratada pela mídia peruana como “obscura”, sendo motivo de várias reportagens com grande repercussão nacional, inclusive chamando a atenção do Congresso Nacional, que em convocou diversas autoridades para esclarecimentos. Fomentados pelas reportagens, os deputados queriam detalhes sobre o An-178, chamado pela mídia de “avião fantasma“.
Desde o seu início, o projeto do Antonov 178, uma versão militar do modelo civil russo An-148, passou por vários problemas. O primeiro – e único protótipo construído – voou pela primeira vez em 07 de maio de 2015, utilizando a matrícula civil ucraniana UR-EXP. Para se tornar um avião de transporte militar, ele passou por extensas modificações estruturais, além da substituição de vários componentes de origem russa, o que forçou a paralisação total dos voos de testes em junho de 2020.
Finalmente, em 28 de dezembro de 2021, a Antonov Company apresentou oficialmente o primeiro An-178-100R (número de série 001), que na verdade era o protótipo construído em 2015, com todas as modificações militares incluídas (detalhes aqui). Essa aeronave seria responsável pelos voos de testes e certificação do modelo, que naquele momento tinha quatro pedidos de dois clientes: o governo ucraniano (três unidades) e o Peru (uma aeronave).
No dia da cerimônia, foi possível observar no hangar da Antonov, duas fuselagens na linha de produção, os números de série 007 e 008 destinadas ao Ministério da Defesa da Ucrânia. Não havia indícios do número de série 006, destinado ao MININTER do Peru, que pelo contrato deveria ter sido entregue dois meses antes, em 24 de outubro de 2021. Segundo informações, a construção do An-178 peruano foi paralisada meses antes, com apenas 30% concluída, sob a alegação da “falta de financiamento do cliente”.
Para complicar ainda mais a situação da Antonov Company, e colocar mais incertezas ao projeto An-178, dois meses após a cerimônia de apresentação do avião, em 14 de fevereiro de 2022, as tropas militares da Rússia invadiram a Ucrânia. Poucos depois, as instalações da fabrica no Aeroporto de Gostomel, arredores de Kiev, foram alvos de intensos ataques russos, impossibilitando qualquer tentativa de atividade industrial no local (detalhes aqui).
Agora, o Ministério do Interior peruano irá utilizar o valor de US$ 64 milhões, originalmente destinados para a aquisição do An-178, para financiar outro avião de transporte para a Policia Nacional Peruana, que precisa de um substituto para seu envelhecido Antonov An-32B, matrícula PNP-234.
@FFO