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Bélgica: 20 LUH para substituir os A109, NH90 e MD 902

22 de março de 2023
Bélgica: 20 LUH para substituir os A109, NH90 e MD 902. Na imagem um dos Caiman  belgas (Foto: Johnny_Cuppens).
Bélgica: 20 LUH para substituir os A109, NH90 e MD 902. Na imagem um dos Caiman belgas (Foto: Johnny_Cuppens).

Bélgica: 20 LUH para substituir os A109, NH90 e MD 902. O Conselho de Ministros aprovou na sexta-feira (11/03) planos de aquisição de 20 Helicópteros Utilitários Leves (LUH): 15 para o exército (em substituição aos Agusta A109 e NHI NH90) e cinco para a polícia federal (em substituição aos MD 902 Explorer). As compras serão feitas por meio da Agência de Apoio e Compras da OTAN (NSPA).

Os 15 LUH (Light Utility Helicopters) para o Componente Aérea Belga (Força Aérea da Bélgica) serão adquiridos no âmbito do plano de Segurança, Tecnologia, Ambição, Resiliência (STAR — Security, Technology, Ambition, Resilience) do Ministério da Defesa, aprovado no ano passado pelo governo e pelo parlamento.

Outras cinco aeronaves serão adquiridas para a Polícia Federal. Esses helicópteros substituirão os cinco McDonnell Douglas 902 Explorer pertencentes ao Departamento de Apoio Aéreo (DAFA — Air Support Department) com sede em Melsbroek, Flemish Brabant. O Conselho de Ministros aprovou o procedimento de aquisição dos 20 helicópteros através da NSPA (NATO Support and Procurement Organisation).

A primeira aeronave deve ser entregue em 2023, fornecendo a Força Aérea da Bélgica uma “capacidade de transporte aéreo tático de alto desempenho para operações especiais e uma capacidade de evacuação médica aeromóvel”.

Ainda não foi identificado nenhum modelo ou fabricante para os novos helicópteros, apear que há uma preferência dos militares pelo Airbus H145M. O plano STAR fornecerá um orçamento de € 250 milhões para a compra dos helicópteros. No Força Aérea eles substituirão os 10 Agusta A109BA Hirundos operacionais no 15 Sq e 17 Sq e quatro NH90 TTH Caimans do 18 Sq, ambos baseados em Beauvechain (EBBE), Walloon Brabant. Acredita-se que a Polícia Federal, opte pelo mesmo modelo adotado pelos militares belgas.

O NH90 com isto sofre mais uma derrota, com mais um operador declarando que irá retirar eles de serviço, devido a custos problemas de disponibilidade. Foi assim com Austrália, Noruega e Suécia.

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O airbus H145M é dito como o preferido da Força Aérea Belga (Foto: Airbus).
O airbus H145M é dito como o preferido da Força Aérea Belga (Foto: Airbus).

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