Força Aérea de Moçambique seria o primeiro usuário do Mwari. A Força Aérea de Moçambique (FAM) será o cliente de lançamento do Mwari, a aeronave de ataque leve e vigilância desenvolvida pela empresa sul-africana Paramount Aerospace Industries. A informação vem ao encontro dos frequentes avistamentos de uma dessas aeronaves voando na região de Cabo Delgado, em Moçambique.
Embora não tenha havido nenhuma declaração oficial por parte da fabricante, o portal sul-africano DefenseWeb está há alguns meses investigando essa situação. Recentemente o site afirmou que Moçambique realmente é o primeiro operador da aeronave sul-africana.
De acordo com o DefenseWeb, existem fotos de um Mwari voando na região de Cabo Delgado, ostentando a matrícula militar moçambicana FA-402. O portal informa que essa aeronave anteriormente utilizava a matrícula experimental sul-africana ZU-MWA. Sendo assim, trata-se do terceiro exemplar construído, e cujo voo inaugural ocorreu em abril de 2022.
Um ano antes, em meados de 2021, a Paramount enviou um dos seus dois protótipos do Mwari para Moçambique, possivelmente para voos de testes e demonstração para as autoridades locais.
Durante a feira Africa Aerospace and Defense, realizada em setembro de 2022 na África do Sul, a Paramount Aerospace revelou que estava prestes a entregar o primeiro Mwari para um cliente de lançamento do continente africano. Sem nenhuma divulgação oficial, a mídia especializada relatou que essa entrega ocorreu em dezembro do ano passado, e que o segundo avião seguiria em fevereiro de 2023.
Ainda no mês de setembro de 2022, Mike Levy, Executivo-Chefe da Paramount Aerospace Industries disse em entrevista que, naquele momento, quatro Mwaris estavam em diversas fases de montagens na linha de produção na fábrica do Aeroporto Wonderboom, perto de Pretória. Sem detalhar, ele ressaltou que havia pedidos para nove unidades de dois clientes diferentes.
Desenvolvido a partir do Ahrlac (Advanced High Performance Reconnaissance Light Aircraft), o Mwari é uma aeronave de pequeno porte, equipada com um motor turboélice Pratt & Whitney PT6 montado na configuração “pusher”.
Projetado como uma plataforma barata para treinamento de pilotos e missões vigilância, patrulha marítima e contra-insurgência, entre outras, o Mwari opera em teto máximo de 31.000 pés, velocidade de até 250 nós (463 km/h) e um alcance aproximado de 550 milhas náuticas (1.018 km) ou aproximadamente 6,5 horas de voo. A aeronave tem capacidade de pouso e decolagem curtos (STOL), com trem de pouso retrátil otimizado para pistas semipreparadas.
Os dois tripulantes estão dispostos em configuração tandem, com assentos ejetáveis Martin-Baker Mk16 (opcionais) e controles de voo laterais padrão HOTAS (Hands On Throttle-And-Stick). O cockpit traseiro está equipado com uma tela de 21 polegadas. Atualmente a aeronave não dispõem de ar-condicionado na cabine, projeto que a Paramount está atualmente trabalhando.
Seu design utiliza um sistema chamado Interchangeable Mission Systems Bay (IMSB), onde as cargas úteis são acomodadas em compartimentos rapidamente intercambiáveis na fuselagem do avião. Dependendo dos requisitos de missão, o IMSB pode ser carregado com sistemas de inteligência eletrônica, sinais e inteligência de comunicação; radar semi-ativo; radiômetro infravermelho prospectivo; e carga.
Entre os sensores e equipamentos que já foram testados no Mwari estão o Hensoldt Argos II, o Paramount SensorBall 420, sistema de reconhecimento térmico Thales Avni, receptor de alerta de radar Sysdel MiniRaven e rádio Reutech ACR510, entre outros. As opções futuras poderão incluir um radar de abertura sintética (SAR).
A Paramount fornece o Mwari de acordo com as necessidades do comprador, inclusive despachando em kit que poderão ser montados pelo usuário em seu país.
Em 2020, o Mwari foi classificado em uma importante concorrência para o Comando de Operações Especiais da USAF, sob programa Armed Overwatch, que previa a aquisição de até 75 aeronaves de combate de baixa intensidade. Utilizando o nome “Bronco II”, o projeto sul-africano perdeu a disputa na rodada final para o Air Tractor/L3Harris AT-802U Sky Warden (detalhes aqui).
@FFO