Irã finaliza acordo para adquirir caças russos Sukhoi Su-35. O Irã finalizou o acordo para comprar caças Sukhoi Su-35 da Rússia, aprofundando os laços de cooperação de defesa de ambos países, ao mesmo tempo que desafiam extensas sanções internacionais. A informação foi repassada ao portal Sputnik, por um integrante da missão iraniana nas Nações Unidas (ONU), mantendo sigilo sobre a quantidade e o prazo de entrega dos jatos.
“Depois do fim da guerra Irã-Iraque em 1988, o Irã questionou vários países sobre [a possibilidade] de comprar caças e a Rússia declarou sua disponibilidade para vender”, afirmou o comunicado da missão permanente.
A intenção de compra dos caças Su-35 foi anunciada no final de 2020, quando foram baixadas as sanções ao Irã para a aquisição de armas convencionais. A Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU determinou a data de 18 de outubro de 2020, para a retirada das sanções que restringiam o comércio de armas convencionais com o país.
A notícia da potencial transferência ressurgiu depois que algumas fontes norte-americanas informaram que pilotos iranianos realizaram treinamento no Su-35, em uma atividade que associada ao fluxo de armas estabelecido nos últimos meses entre Moscou e Teerã.
Conforme noticiamos anteriormente, fontes internacionais acreditam que os aviões envolvidos na negociação com o Irã, seriam os 24 caças Su-35SK originalmente destinados ao Egito, que acabou cancelando o pedido por pressão dos Estados Unidos e ameaças de sanções.
Além dos caças Sukhoi Su-35, o Irã também encomendou outros equipamentos militares da Rússia, como sistemas de defesa aérea, sistemas de mísseis e helicópteros. Os caças bimotores de quarta geração significariam um significativo reforço das capacidades militares do país, situação que sem dúvida é acompanhada de perto por vários países da região.
@FFO