• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Rússia dispara mísseis hipersônicos contra a Ucrânia

10 de março de 2023

Legenda: Um MiG-31K equipado com o Kh-47M2 Kinzhal. Foto: Kremilin RU

 Rússia dispara mísseis hipersônicos contra a Ucrânia. Um MiG-31K equipado com o Kh-47M2 Kinzhal (Foto: Kremilin RU).
Rússia dispara mísseis hipersônicos contra a Ucrânia. Um MiG-31K equipado com o Kh-47M2 Kinzhal (Foto: Kremilin RU).

Rússia dispara mísseis hipersônicos contra a Ucrânia. O governo russo confirmou o uso de seis mísseis hipersônicos Kh-47M2 Kinzhal, entre a noite 8 e a madrugada do dia 9/3, contra a infraestrutura do país. Segundo Moscou, os cerca de 80 ataques as 10 regiões da Ucrânia, foram uma retaliação a ações militares da Ucrânia na fronteira com a Rússia, o que foi negado por Kiev.

Pelo menos nove pessoas morreram em uma nova onda de ataques a Ucrânia, na qual a Rússia usou misseis de cruzeiro e seis mísseis hipersônicos Kinzhal. Os ataques foram a Infraestrutura crítica do país e a edifícios residenciais em 10 regiões do país, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy. Seis dos 9 mortos morreram em um ataque a uma área residencial na região oeste de Lviv, a 700 quilômetros da linha de frente, conforme os serviços de emergência. Três prédios foram destruídos pelo fogo após o ataque e equipes de resgate vasculhavam os escombros em busca de mais possíveis vítimas.

A Rússia não havia disparado mísseis hipersônicos Kinzhal neste ano. Foi o mais severo ataque a atingir a Ucrânia em semanas. Os ataques cortaram a energia da usina nuclear de Zaporizhzhia — a maior da Europa — que foi restaurada posteriormente. No dia 9/03, o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, disse: “Armas aéreas, marítimas e terrestres de alta precisão e longo alcance, incluindo o sistema de mísseis hipersônicos Kinzhal, atingiram elementos-chave da infraestrutura militar da Ucrânia”.

Os militares ucranianos afirmaram ter derrubado com sucesso 34 mísseis de cruzeiro e quatro drones Shahed de fabricação iraniana durante o ataque. Mas também disse que não conseguiu interceptar os seis mísseis balísticos Kinzhal — nem conseguiu destruir armas mais antigas, como mísseis anti-navio Kh-22 e mísseis antiaéreos S-300. “Este foi um grande ataque e pela primeira vez com tantos tipos diferentes de mísseis”, disse a agência de notícias Reuters, citando um porta-voz da força aérea ucraniana. “Foi como um ataque inédito”.

É o segundo ataque conhecido com o míssil hipersônico Kh-47M2 Kinzhal feito pelos MiG-31K das Forças Aeroespaciais Russas (RF-VKS) conhecido. O primeiro foi feito há quase um no, em 19 de março do ano passado.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login