• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Romênia planeja para década de 2030 seu primeiro Esquadrão F-35 Lightning II

10 de março de 2023
Romênia planeja para década de 2030 seu primeiro Esquadrão F-35 Lightning II (Foto ilustrativa: USAF/Sgt.-Madelyn-Brown).
Romênia planeja para década de 2030 seu primeiro Esquadrão F-35 Lightning II (Foto ilustrativa: USAF/Sgt.-Madelyn-Brown).

Romênia planeja para década de 2030 seu primeiro Esquadrão F-35 Lightning II. O governo da Romênia estuda meios de adquirir modernos caças Lockheed Martin F-35 Lightning II Joint Strike Fighter (JSF) dos Estados Unidos. Segundo as declarações de um alto funcionário do Ministério da Defesa (MoD), a expectativa é que a Força Aérea Romena (RAF) ative seu primeiro Esquadrão F-35 na década de 2030.

De acordo com o Major General Teodor Incicaș, Chefe da Diretoria Geral de Armamentos do Ministério da Defesa, o governo deverá enviar uma carta de intenções ao governo dos Estados Unidos ainda neste ano, ou no máximo em 2024.

Por se tratar de um processo complexo, o Oficial chama a atenção das necessidades de obter a aprovação do Conselho Superior de Defesa Nacional (CSAT) e do Parlamento romeno. Sem essas etapas devidamente avalizadas, o projeto poderá nem sair do papel. Por outro lado, o Comando da Força Aérea Romena (RAF) deverá trabalhar para garantir que as infraestruturas das bases aéreas estejam de acordo para receber os modernos caças de quinta geração.

“Para estar com o primeiro esquadrão de F-35 operacional na década de 2030, são necessárias etapas complexas e investimentos em infraestrutura, antes de comprar os caças… Por isso é desejável que este ano – ou no próximo ano – tomemos medidas para assinar esse contrato”, afirmou o Major General Dr. Eng. Teodor Incicaș, chefe da Direção Geral de Armamentos.

No ano passado, a RAF firmou a compra de um lote de 32 caças F-16AM/BM da Força Aérea Norueguesa (RNoAF), que se somarão aos 17 jatos do mesmo modelo que atualmente compõem a sua frota. Conforme o Maj Gen Incicaș, essa aquisição é um passo intermediário, uma vez que esses F-16 ficarão em operação por cerca de 10 anos. Por esse motivo o governo deve começar os trabalhos para assinatura do contrato dos F-35 ainda neste ano, no máximo até o final de 2024, afirmou o Oficial.

Ao lados dos F-16AM/BM Fighting Falcon, a RAF ainda tem em operação os antigos MiG-21 Lancer, que se aproximam da aposentadoria.

Fonte: Defense Romania

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login