Nigéria encomenda helicópteros MD-530F Cayuse Warrior Plus. O Exército Nigeriano encomendou junto a MD Helicopters um lote de 12 helicópteros de reconhecimento/ataque MD 530F Cayuse Warrior Plus para auxiliar em operações de contra-insurgência e contra-terrorismo no país.
A MD Helicopters, com sede na Geórgia, efetuou o anúncio ontem — 7 de março, dizendo que a aeronave será usada para segurança de área, escolta de comboio de reconhecimento tático e missões de interdição de drogas na Nigéria. A seleção nigeriana inclui um pacote completo de ILS (Integration Logistic Support), peças sobressalentes, treinamento de pilotos e mantenedores e Dispositivo de Treinamento de Voo (FTD — Flight Training Device).
A Flight International informa que outros 24 serão adquiridos em um estágio posterior, provavelmente em dois lotes de 12 unidades. “Somos gratos pela confiança do governo nigeriano e temos o prazer de mostrar nossa solução de aeronave de ataque leve especialmente construída para a Nigéria e o mundo”, disse Brad Pedersen, presidente e CEO da MD Helicopters. “A MD Helicopters simplificou nossos processos de produção para atender diretamente ao aumento atual e planejado de pedidos de aeronaves”, acrescentou, com a equipe aumentando para mais de 120 funcionários.
O Cayuse Warrior Plus (anteriormente conhecido como MD 530F+) é um derivado do Cayuse Warrior original, mas com melhor desempenho, blindagem, aviônicos e armas. A aeronave possui a torre de sensores MX-10D da Wescam e pode transportar foguetes não guiados e guiados e cápsulas de armas. O peso bruto máximo é de 1.700 kg, carga útil de 780 kg, teto de serviço de 16.000 pés, alcance de 574 km e velocidade máxima de cruzeiro de 110 nós.
O MD 530F Cayuse Warrior foi vendido para o Afeganistão, Quênia e Arábia Saudita. O Líbano também adquiriu o MD 530F+, enquanto a Malásia adquiriu o MD 530G. O Quênia recebeu seis MD 530 em dezembro de 2019.
@CAS