FAB transporta fígado para o Estado do Pará. Primeiro transplante de fígado realizado com êxito na história da rede pública do Estado.
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um dos mais longos voos transportando órgãos para transplante. Em 26/2, um fígado foi levado de Ponta Porã (MS) para Belém (PA), marcando também o primeiro transplante deste tipo de órgão realizado com êxito na história da rede pública do Estado do Pará. Foi uma missão de mais de 2500 km de distância, uma das mais longas da FAB transportando órgãos para transplante, efetivada pelo Embraer Phenom I U-100 FAB 3701 do 6º ETA, com sede na Base Aérea de Brasília (BABR).
A cirurgia foi realizada em menos de seis horas, no Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém, e contou com o acompanhamento da equipe do Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP). A paraense que recebeu o novo fígado lutava contra uma doença incurável.
“Graças a Deus a cirurgia foi um sucesso! O fígado doente foi tirado e o novo já está trabalhando. Os médicos disseram que ela é muito guerreira. Ela está bem”, disse, emocionado, o familiar da jovem paraense que recebeu o fígado.
A missão começou por volta de meia-noite de sábado (25/02), após a equipe do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6° ETA) “Esquadrão Guará” ser acionado pela Central Nacional de Transplante (CNT).
“A Força Aérea tem o prazo de até três horas para decolar e sempre tem tripulações de sobreaviso para realizar a missão na aeronave U-100 Phenon. Algumas vezes é necessário transportar mais de um órgão e precisamos de bastante agilidade para que o órgão esteja disponível para o receptor. Cada órgão é uma vida, desde os mais simples até os mais complexos, como o coração”, detalhou o O Tenente Aviador Victor Hugo Masula Nunes, piloto do 6º ETA.
Transporte de Órgãos
No mesmo final de semana, pelo menos outros três transportes de órgãos foram realizados em todo o território brasileiro. Esse ano, cerca de 20 órgãos já foram transportados pelo 6º ETA em todo o país.
Fonte: FAB
@FFO