• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Acidente mata dois pilotos da Força Aérea Italiana

8 de março de 2023
Acidente mata dois pilotos da Força Aérea Italiana (Foto ilustrativa: AMI).
Acidente mata dois pilotos da Força Aérea Italiana (Foto ilustrativa: AMI).

Acidente mata dois pilotos da Força Aérea Italiana. Dois pilotos da Força Aérea Italiana, ou Aeronautica Militare Italiana (AMI) morreram ontem (07/03) quando os seus monomotores U-208M colidiram em voo próximo ao Aeroporto de Guidonia, a cerca de 25 km nordeste de Roma. A informação foi confirmada pelo Comando da Aeronautica Militare Italiana.

De acordo com as informações, os dois aviões de treinamento SIAI-Marchetti S.208M (designação militar U-208M), envolvidos na colisão, participavam de um voo em formação com quatro aeronaves, com as outras duas tendo pousado sem intercorrências. 

A colisão ocorreu por volta das 11:00 (horário local), com uma das aeronaves atingindo um veículo e a outra caindo em uma área gramada. Ambos pilotos morreram na queda, e foram identificados pela AMI como sendo o Tenente-Coronel Giuseppe Cipriano e o Major Marco Meneghiello.

O Tenente-Coronel Giuseppe Cipriano e o Major Marco Meneghiello, falecidos no acidente (Foto: AMI).

O Ten Cel Cipriano nasceu em Taranto, tinha 48 anos e mais de 6.000 horas de voo, enquanto o Maj Marco Meneghello, nascido em Legnago, tinha aproximadamente 2.600 horas de voo. De acordo com o Ministério da Defesa, ambos eram experientes instrutores de voo e eram subordinados à 60ª Ala (Stormo), com sede na Base Aérea de Guidonia.

No final da década de 1960 o governo italiano comprou 45 monomotores SIAI-Marchetti S.208M (U-208M) para treinamento dos seus pilotos e missões de ligação. Poucas das aeronaves originais estão em operação, todas reunidas na 60ªStormo de Guidonia. O Ministério Público e a AMI abriram investigação para determinar as causas do acidente.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login