Boeing e US Army celebram 5 milhões de horas de voo do AH-64 Apache. A Boeing celebrou que a frota de helicópteros de ataque AH-64 Apache do Exército dos Estados Unidos (US Army) atingiu a expressiva marca de cinco milhões de horas voadas. Em operação desde 1986, o Apache foi amplamente comprovado em diversas operações militares ao redor do mundo.
De acordo com o comunicado da Boeing, esta marca equivale a voar mais de 208.333 dias seguidos, ou 570 anos e nove meses. O mais impressionante é que, desse total, cerca de 1,3 milhão de horas foram realizadas em missões de combate.
“Com mais de cinco milhões de horas de voo, o Apache continua sendo confiável, versátil e letal. Parabéns ao Exército dos EUA e seus aviadores que operam o Apache por alcançar esta incrível marca”, disse Katie Yursky, vice-presidente interina de Programas de Helicópteros de Ataque da Boeing.
Desde o voo inaugural do protótipo do Apache em 1984, o Exército dos EUA se tornou parceiro deste projeto, tendo operado centenas de unidades de várias versões diferentes. Atualmente compõem a sua frota as versões AH-64D Apache e AH-64E Apache Guardian.
“É um grande privilégio e uma honra fazer parte do programa Apache. O marco de cinco milhões de horas de voo é uma prova da confiabilidade e disponibilidade do Apache em algumas das condições mais exigentes do mundo. Apoiar os soldados que voam e mantêm o Apache é uma prioridade”, disse o Coronel John (Jay) Maher, Gerente do Projeto Apache no US Army.
A Boeing está atualizando o AH-64E para a versão 6.5 com motor aprimorado e novo software de gerenciamento. O projeto de modernização do Apache foi lançado pela Boeing em outubro de 2022, sob o conceito de esforços para a atualização do Exército Americano, o que garantirá os helicópteros de ataque AH-64 como um importante multiplicador multidomínio por mais tempo.
Produzidos nas instalações da Boeing em Mesa, no Arizona, os AH-64 Apache compõem a frota de helicópteros de ataque de 19 forças de defesa em todo o mundo. Em setembro de 2022, a Polônia anunciou a seleção do AH-64E Apache Guardian para compor sua nova frota de helicópteros de ataque.
Fonte: Boeing
@FFO