Manutenção da US Navy trabalha duro para manter seus F-5N na linha de voo. Desde a chegada do primeiro F-5N Tiger II ao Fleet Readiness Center Southeast (FRCSE), um dos maiores centros de manutenção e reparo da Marinha dos EUA (USN), a unidade avançou significativamente, apesar dos desafios associados ao estabelecimento de uma nova linha de produção.
Os F-5 em questão, foram originalmente produzidos na década de 1970 para a USAF, que posteriormente os vendeu para a Força Aérea da Suíça. Em 2002, eles foram adquiridos pela US Navy para serem utilizados no treinamento de combate aéreo dos seus pilotos e do Corpo de Fuzileiros Navais (USMC). A confiabilidade e os baixos custos operacionais do F-5N resultam em grande economia anual para a Marinha, além de evitar o desgaste da frota operacional dos F/A-18 e F-35 em missões de treinamentos.
Em 2019, a revisão estrutural em nível de depósito dos F-5N (PDM), passou a ser realizadas pelo FRCSE. O processo inclui a substituição de componentes estruturais e a inspeção completa da aeronave, especialmente em áreas que podem sofrer com a corrosão e fadiga dos metais. Os técnicos utilizam métodos de inspeção não destrutiva (NDI) na busca de corrosão e/ou rachaduras causadas por desgaste e tensão.
“A manutenção que realizamos prolonga a vida útil da aeronave, pois cada fase do PDM aborda inspeções e substituições de componentes após determinadas horas de voo”, disse Cris Baldwin, Diretor da Linha de Produção do F-5 no FRCSE.
Entre os componentes substituídos estão as Upper Cockpit Longeron (UCL), longarinas em cada lado do cockpit que servem para dar rigidez estrutural naquela área da aeronave. Outro componente substituído no PDM são os Estabilizadores verticais (V-stab), que devido às constantes cargas aerodinâmicas que são submetidas, alguns dos seus componentes necessitam de substituição em certos intervalos regulares de tempo. Antes das recentes inovações de processo, esses trabalhos não podiam ser executados simultaneamente.
“Um dos esforços inovadores de redução de tempo foi a realização do trabalho de UCL e V stab simultaneamente. Originalmente eles eram feitos separadamente devido à complexidade envolvida. Com a remoção desses componentes, existe o risco de dano permanente por torção da fuselagem. Felizmente, nossas equipes de engenharia e nossa divisão de fabricação, forneceram meios inovadores para conduzir esses processos simultaneamente”, disse o Tenente Comandante Ryan McNulty, Diretor Militar da Linha de Produção F-5 do FRCSE.
A execução simultânea dos trabalhos, reduz significativamente o tempo necessário para as aeronaves retornarem às operações, mas esse processo enfrentou riscos associados. Para conduzir os reparos simultâneos UCL/V stab, a fuselagem deve ser adequadamente apoiada, e para isso, os engenheiros da FRCSE projetaram um suporte robusto para ficar sob a aeronave e evitar sua torção.
Esse processo foi apenas um dos mais de 45 projetos e soluções inovadoras para agilizar a revisão e liberar as aeronaves rapidamente para a operação. Mais da metade dessas ideias veio dos técnicos que atuam no chamado “chão de fábrica”, diretamente nas aeronaves e incluem desde estações de trabalho em V, kits de ferramentas para testes de controle de voo e um sistema portátil para remover fixadores de metal 20 vezes mais rápido do que o processo anterior.
“A equipe F-5 é um grupo incrível de profissionais com muitos desafios a serem superados para atender a demanda da Frota. No ano passado, vi melhorias incríveis e sei que essa equipe logo tornará a linha de produtos de melhor desempenho da FRCSE. Tenho orgulho de seu desempenho e dedicação contínua desse guerreiro”, disse Baldwin.
Fonte: FRCSE
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