Collins fornecerá os controles de voo do eVTOL Lilium Jet. A empresa suíça Lilium NV, sediada em Munique, precisava de controles de voo para seu jato elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL — Electric Vertical Take-Off and Landing). Eles encontraram a solução na Collins Aerospace de Cedar Rapids, Iowa.
A Collins, uma empresa da Raytheon Technologies, projetará, desenvolverá e construirá os inceptores do Lilium Jet — que incluem o sistema sidestick usado pelo piloto para controlar a aeronave. Os inceptores Lilium Jet fornecerão qualidades de manuseio seguras e intuitivas, fácil acesso às funcionalidades e um design estético e ergonômico.
Ao integrar todos os controles de voo mecânicos e elétricos convencionais em dois sidesticks, o sistema Collins traz uma nova filosofia de pilotagem para operações de piloto único no domínio eVTOL. O sistema também será projetado para trazer economia de espaço e peso em relação aos sidesticks convencionais. Como parte do acordo com o fornecedor, a Collins certificará os criadores do Lilium Jet conforme os padrões da aviação comercial.
O Lilium Jet utiliza Ducted Electric Vectored Thrust (DEVT), onde os motores a jato elétricos integrados nos flaps das asas, oferecem vantagens em carga útil, eficiência aerodinâmica e um perfil de ruído mais baixo. Os motores contam com apenas um único sistema rotor/estator de “estágio” acionado por um motor elétrico com emissões zero
“Nossa parceria com a Collins Aerospace nos permite colher os benefícios de cinco décadas de experiência em controles de cabine de comando. A abordagem de desenvolvimento colaborativo de nossas duas empresas nos permite reimaginar a experiência do cockpit e do piloto e fortalece ainda mais nosso caminho para a certificação e comercialização”, — Yves Yemsi, diretor de operações da Lilium.
“Nossa vasta experiência em inovação de design de sidestick é fundamental ao enfrentar os desafios de redefinir toda a filosofia de controle de voo para aeronaves monopiloto neste novo mercado de mobilidade aérea regional avançada”, disse Jean-François Chanut, vice-presidente e gerente geral da Collins Aerospace. Sistemas de hélice. “Esta parceria inovadora e empolgante com a Lilium é um primeiro passo na definição das soluções certas para operações mais automatizadas, sustentáveis e seguras para o futuro do voo”.
@CAS