Helicóptero UH-15A do EsqHU-2 realiza lançamento de paraquedistas. O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqHU-2) da Marinha do Brasil, realizou em 14 de fevereiro, uma missão de lançamentos de Paraquedistas no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav), no Rio de Janeiro (RJ).
O objetivo da missão é elevar o nível de adestramento da tropa de Operações Especiais no método de infiltração por salto livre a 10.000 pés de altitude. Ao todo foram seis voos com o helicóptero UH-15A Super Cougar, matrícula N-7202, com o lançamento de 78 militares.
O adestramento permitiu aprimorar a capacidade operacional das unidades envolvidas, habilitando pilotos e tripulantes da Unidade Aérea, além de membros da equipe de operações especiais, a realizarem a elevação operacional deste método de infiltração.
Ativado em 25 de fevereiro de 1988, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral “Esquadrão Pegasus” está sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no Rio de Janeiro. O seu símbolo é o Pégasus, o cavalo alado da mitologia que representa a versatilidade, a força, a robustez e a segurança.
O EsqHU-2 está capacitado para missões de transporte de cargas e de tropas, esclarecimento aéreo, lançamentos de paraquedistas/mergulhadores de combate, guerra ar-superfície, guarda de aeronaves no Porta-Helicópteros Atlântico, busca e salvamento (SAR), evacuação aeromédica (EVAM) e transporte VIP.
Inicialmente o EsqHU-2 foi equipado com helicópteros Eurocopter AS332F1 Super Puma e AS532F1 Cougar, designados militarmente como UH-14. Em 2010 começou a receber os modernos helicópteros Helibras/Airbus H225M Super Cougar, como parte do Programa H-XBR, sendo designados UH-15. Os novos helicópteros gradualmente substituíram os antigos UH-14.
Atualmente o Esquadrão opera três versões do Super Cougar, sendo o UH-15 para transporte operacional, o UH-15A para transporte e equipado com guincho lateral e dispositivos para missões SAR e o UH-15B para combate, podendo ser armado com mísseis MDBA AM 39 Exocet. A previsão é que todos os UH-15 sejam elevados ao padrão UH-15A.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO